Ansiedade, estresse e depressão associados ao índice de rendimento academico em estudantes de fisioterapia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCaetano, Vanusa Caiafa-
Autor(es): dc.creatorMachado, Marcos Piazzi-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Flávia Melchiades-
Autor(es): dc.creatorSarchis, Anna Paula Campos-
Autor(es): dc.creatorGomes, Fábio Pereira-
Autor(es): dc.creatorNovaes, Rosana Gabriella de Vasconcelos-
Autor(es): dc.creatorSouza, Renata Costa da Silva-
Autor(es): dc.creatorMiranda Filho, Walmir dos Reis-
Autor(es): dc.creatorÁvila, Maria Priscila Wermelinger-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20839-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.56083/RCV4N11-023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014058-
Descrição: dc.descriptionA ansiedade, a depressão e o estresse estão comumente associados aos estudantes universitários, pois o ingresso no âmbito universitário promove diversas adaptações e mudanças na vida dos estudantes, que passam por novos desafios. Isso pode influenciar no rendimento acadêmico dos mesmos. Objetivo: Os objetivos do estudo são avaliar os níveis de ansiedade, estresse e depressão associados ao Índice de rendimento acadêmico (IRA) em estudantes da graduação de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participaram da pesquisa 136 dos 202 estudantes matriculados no curso, através de um questionário com blocos de identificação e avaliação clínica, cujo objetivo era traçar o perfil dos estudantes da amostra selecionada, e utilizamos como instrumento o DASS-21 – Depression, Anxiety and Stress Scale. Para avaliar o rendimento acadêmico, utilizamos o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) obtido através de uma consulta à Website Do Sistema Integrado De Gestão Acadêmica (SIGA) da UFJF, por intermédio da Coordenação do Curso de Fisioterapia da UFJF. Os estudantes foram comparados separados por períodos e pela idade (maiores ou menores de 21 anos). Alguns períodos do curso apresentam-se mais propensos para que os alunos desenvolvam distúrbios mentais – estresse, ansiedade e depressão – e, além disso, estudantes maiores de 22 anos apresentaram a saúde mental mais prejudicada para os mesmos sintomas. Outro importante achado é que o IRA destes estudantes nos mostrou melhores valores nos períodos e na idade, estudantes com até 21 anos, em que os índices de estresse, ansiedade e depressão foram menores. Destacou-se que fatores psicológicos podem influenciar o IRA de estudantes, e quanto menor a incidência maior é o seu valor. Além disso, a idade também foi um fator importante na relação entre distúrbios psicológicos e rendimento acadêmico.-
Descrição: dc.descriptionAnxiety, depression and stress are commonly associated with university students, since joining the university promotes various adaptations and changes in the lives of students, who are facing new challenges. This may influence their academic performance. The objectives of the study are to evaluate the levels of anxiety, stress and depression associated with the Academic Performance Index (IAR) in undergraduate students of Physiotherapy at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). A total of 136 of the 202 students enrolled in the course participated in the study, through a questionnaire with blocks of identification and clinical evaluation, whose objective was to draw the profile of the students of the selected sample, and used as instrument the DASS-21 - Depression, Anxiety and Stress Scale. To evaluate the academic performance, we used the Academic Performance Index (IRA) obtained through a consultation of the Website of the Integrated System of Academic Management (SIGA) of the UFJF, through the Coordination of the Physiotherapy Course of UFJF. The students were compared by periods and by age (older or younger than 21 years). Some course periods have been more likely for students to develop mental disorders - stress, anxiety and depression - and, in addition, older students (over 22 years of age) have the most impaired mental health for the same symptoms. Another important finding is that the academic performance of these students presented better values in the periods and in the age (up to 21 years) in which the indices of stress, anxiety and depression were lower. Conclusion: It was pointed out that psychological factors can rather influence the academic achievement of students, and the less present the better the students' academic performance. In addition, age is also an important factor in the relationship between psychological disorders and academic achievement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAll articles of Revista Contemporânea are distributed under the terms of the Creative Commons Attribution -NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Contemporânea <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/about>. Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectDepressão-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectEstresse-
Palavras-chave: dc.subjectIndice de rendimento acadêmico-
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapia-
Título: dc.titleAnsiedade, estresse e depressão associados ao índice de rendimento academico em estudantes de fisioterapia.-
Título: dc.titleAnxiety, stress and depression associeted with academic performance index in physiotherapy students.-
Título: dc.titleAnsiedad, estrés y depresión asociados al índice de rendimento académico en estudiantes de fisioterapia.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.