O poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Adilson-
Autor(es): dc.creatorDias, Ana-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Juliana-
Autor(es): dc.creatorMota, Juliana-
Autor(es): dc.creatorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Regilan Deusamar Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014043-
Descrição: dc.descriptionO presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.-
Descrição: dc.descriptionThis essay intends to propose a theoretical analysis about the notions of Transmedia and Presence in performing arts. Our theoretical framework seeks to utilize the concept of performativity (FÉRAL, 2015) and notions of virtuality (LEVY, 2007). The aim is to spark discourse about the ability to manipulate space-time, making use of different perspectives towards the virtuality found within the scene. The discourse concerning virtual environments has intensified since the start of the SARS-COV-2 pandemic. This has led to a shift in the body’s presence on scene, which, in turn, shifted, in part, the structure of the scene itself. Such transformation differs from the commonly understood live art, opening the way for other perspectives on movement.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Ephemera e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Fonte: Revista Ephemera <https://periodicos.ufop.br/ephemera/about/submissions>. Acesso em: 26 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectVirtuality-
Título: dc.titleO poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.-
Título: dc.titleProvider power : transmedia and presence in performing arts.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.