Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Valença, Ernesto Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Valença, Ernesto Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Mariana de Lima e | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Elvina Maria Caetano | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Gabriel Miranda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014009 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho investiga o Campeonato Interdrag de Gaymada de Belo Horizonte, uma performance artística promovida pelo grupo de teatro Toda Deseo que acontece em espaços públicos da cidade, tais como praças e parques, utilizando o jogo esportivo da queimada como mola propulsora para a criação de um ambiente que propicia a visibilidade das causas LGBTTQ+. Para compreendermos a importância política e social da Gaymada, é necessário a realização de um recorte histórico dos movimentos sociais que aconteciam na cidade de Belo Horizonte entre os anos de 2009 e 2010 que serviram de inspiração para o coletivo no processo criativo da performance. Uma vez que a Gaymada é uma reação às constantes ameaças físicas e psicológicas enfrentadas pelos LGBTTQ+ no Brasil, partimos da reflexão de como é ser LGBTTQ+ no país que mais mata LGBTTQ+ no mundo. A dissertação finaliza propondo uma reflexão de como o campeonato, tal qual é conhecido hoje em dia, tem se firmado como ato de luta em favor da afirmação identitária da comunidade LGBTTQ+, da necessidade de criação de políticas públicas em defesa da vida dessa população, e da desmistificação da imagem dos LGBTTA+ para o restante da sociedade mesmo diante de todas as suas singularidades. | - |
Descrição: dc.description | This work investigates the Interdrag Championship of Gaymada of Belo Horizonte, which is an artistic performance promoted by the theater group “Toda Deseo” and takes place in public spaces of the city, such as squares and parks, using the dodgeball sport game as an incentive for the creation of an environment that provides the visibility of the LGBTTQ+ causes. In order to understand the political and social importance of Gaymada, it is necessary to carry out a study of the historical moment of social movements that took place in the city of Belo Horizonte between the years of 2009 and 2010 that served as inspiration for the group in the creative process of performance. Starting from the point that Gaymada is a reaction to the constant physical and psychological threats faced by LGBTTQ+ in Brazil,the reflection of what it is like to be LGBTTQ+ in the country that most kills LGBTTQ+ in the world. In conclusion of the reflection of how the championship as it is known nowadays, has been established as an act of struggle in favor of the identity affirmation of the LGBTTQ+ community, the need to create public policies in defense of the life of this population, and the demystification of the image of LGBTTQ+ for the rest of society even in the face of all their singularities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/04/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minorias sexuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços públicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política e cultura | - |
Título: dc.title | O jogo político no Campeonato Interdrag de Gaymada de Belo Horizonte e suas inspirações. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: