Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJardilino, José Rubens Lima-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Nayara Ferreira de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013982-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to make a dialogue between the concept “reflective-teacher”, by Schön, with the subject of internship in licensing program. A course is plotted from the emergence of the concept, its use in Brazilian educational research and its critics. Then are discussed the conceptions of internship and legislation regulating this subject to identify the presence of terms that allude to the concept “reflective teacher”. Finally, the conclusions point to the use of this concept better to support the activities of this subject and promote teacher education and preparation to enter the labor market better suited to the educational reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista Diálogo Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Diálogo Educacional <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual> Acesso em: 01 nov. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-reflexivo-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectReflective-teacher-
Palavras-chave: dc.subjectInternship-
Título: dc.titleFormação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.-
Título: dc.titleInitial training and internship : a reflection on the concept of “reflective-teacher”.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.