Saberes docentes de professores de matemática : análise do método Peer Instruction.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Inajara de Salles Viana-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mayara Maia Bruno Nepomuceno-
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Lucas de-
Autor(es): dc.creatorFaria, Pauline Neiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20689-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.33448/rsd-v13i7.46398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013954-
Descrição: dc.descriptionA utilização de metodologias ativas para o processo de ensino-aprendizagem, pode favorecer a relação aluno/aluno e professor/aluno, uma vez que estas baseiam-se em procedimentos que auxiliam na construção do conhecimento, já que elas possibilitam ao estudante poder desenvolver habilidades relacionadas a autonomia e protagonismo. Com o intuito de pesquisar sobre a formação do professor de matemática, este trabalho, que é recorte de uma investigação dentro da linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (PPGEDMAT), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve como objetivo geral compreender que saberes docentes são mobilizados por meio do método Peer Instruction em aulas de Matemática. Para isso, a investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa, na qual foi proposta a seguinte questão de investigação: Que saberes docentes são mobilizados por meio do método Peer Instruction em aulas de Matemática? Assim, o presente artigo apresenta uma breve descrição sobre o método Peer Instruction, uma metodologia de aprendizagem ativa e colaborativa, considerando suas potencialidades para o processo de ensino e de aprendizagem nas aulas de matemática. Como resultado da revisão da literatura, constatou-se que as metodologias ativas, com destaque ao método Peer Instruction, incentivam os alunos a pensarem de forma crítica, a questionar, a analisar e a construir um conhecimento sólido sobre a Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThe use of active methodologies for the teaching-learning process can enhance the student-student and teacher-student relationship because they are based on procedures that help in the construction of knowledge; that is, they enable students to develop skills related to autonomy and protagonism. With the aim of researching the training of mathematics teachers, this work, which is part of an investigation into teacher training in the Graduate Program in Mathematics Education (PPGEDMAT) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), had the general objective of understanding what teaching knowledge is mobilized through the peer instruction method in mathematics classes. To this end, the research was based on a qualitative approach in which the following research question was proposed: What teaching knowledge is mobilized through the peer instruction method in mathematics classes? This article presents a brief description of the peer instruction method, an active and collaborative learning methodology, considering its potential for the teaching and learning process in mathematics classes. As a result of the literature review, it was found that active methodologies, especially the peer instruction method, encourage students to think critically, question, analyze, and build robust knowledge about mathematics education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo distribuído em Acesso Aberto sob os termos da Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectPeer Instruction-
Título: dc.titleSaberes docentes de professores de matemática : análise do método Peer Instruction.-
Título: dc.titleMath teachers' teaching knowledge : an analysis of the Peer Instruction method.-
Título: dc.titleConocimientos docentes de profesores de matemáticas : análisis del método Peer Instruction.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.