
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Débora Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Dener Luiz da | - |
| Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Rita Laura Avelino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11564 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191812 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013928 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo investiga o desenvolvimento criativo de uma professora cujas práticas foram consideradas estimuladoras da criatividade, segundo indicação de pares e alunos de uma escola pública de São João del Rei - MG. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, reúne reflexões sobre elementos identificados na atividade docente do sujeito e sua relação com experiências de formação pessoal, educacional e profissional no tocante a barreiras ao desenvolvimento criativo e a fatores que facilitam esse desenvolvimento. Entrevistas semiestruturadas e a aplicação do teste Pensando Criativamente com Figuras (Wechsler, 2004) revelaram traços criativos que encontram origem em arranjos particulares nos quais experiências tanto favoráveis quanto inibidoras do desenvolvimento da criatividade contribuíram para a construção de uma prática estimuladora, no caso do presente estudo. Os resultados apontam a pertinência de uma discussão acerca da inclusão de elementos da criatividade e subjetividade nos cursos de formação, com o propósito de estimular a motivação do aluno para a aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | This study investigates the development of a creative teacher, whose practices were considered stimulating and creative according to the indication of coworkers and students from a public school in São João del Rei / MG. The research, featured as a case study brings together reflections on elements identified in the teaching activity of the subject and its relationship to personal training, educational and professional experience regarding barriers and facilitators to creative development. Semi structured interviews and application of Pensando Criativamente com Figuras (Wechsler, 2004) revealed inventive features which are particular arrangements of origin, in which both, favorable and inhibiting experiments towards the development of creativity contributed to the construction of a stimulating practice, in this subject case. The results show the relevance of a discussion about the inclusion of elements of creativity and subjectivity in training courses, with the purpose of stimulating and motivating student to learn. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional permite o arquivamento da versão/PDF do editor. Fonte: Sherpa Romeo <http://sherpa.mimas.ac.uk/romeo/search.php>. Acesso em: 16 abr. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creativity | - |
| Título: dc.title | Práticas docentes criativas e histórias de formação : um estudo de caso. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: