Comparative analysis of accounting information quality amongst French, Brazilian and Latin American companies.

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Autor(es): dc.creatorSouza, Antônio Artur de-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Simone Evangelista-
Autor(es): dc.creatorRezende, Letícia Drummond-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20555-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21680/2176-9036.2024v16n2ID36715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013925-
Descrição: dc.descriptionPurpose: This work aimed to compare the Accounting Information Quality (AIQ) of publicly traded companies in markets with different levels of economic development, represented by France, Brazil and other Latin American countries (these together). Methodology: The methodological approach was quantitative, using descriptive and exploratory statistics, and regression with unbalanced panel data. The data used encompassed the following periods: between 1987 and 2017, for the French market; between 1995 and 2017, for the Brazilian market; and between 1989 and 2015, for the Latin American market. Results: The results pointed to structural differences in AIQ in financial statements between the markets analyzed, indicating that the more developed market has better AIQ. Contributions of the Study: As a practical contribution, this research can support investor decisions, while the academic knowledge generated reveals that markets in different economic contexts have different levels of AIQ.-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: Comparar a Qualidade da Informação Contábil (QIC) de empresas de capital aberto, em mercados com níveis distintos de desenvolvimento econômico, representados pela França, Brasil e demais países latino-americanos (estes em conjunto). Metodologia: A abordagem metodológica foi quantitativa, com uso de estatísticas descritivas e exploratórias, e regressão com dados em painéis desbalanceados. Os dados utilizados envolveram os seguintes períodos: mercado francês, entre 1987 e 2017; mercado brasileiro, entre 1995 e 2017; e mercado latino-americano, entre 1989 e 2015. Resultados: Os resultados apontaram diferenças estruturais da QIC em demonstrações financeiras entre os mercados analisados, indicando que o mais desenvolvido apresenta melhor QIC. Contribuições do Estudo: Como contribuição prática, esta pesquisa pode subsidiar decisões dos investidores, ao mesmo tempo que o conhecimento acadêmico gerado revela que mercados em contextos econômicos diversos apresentam diferentes níveis de QIC.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Ambiente Contábil permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8466>. Acesso em: 11 jun. 2025.-
Palavras-chave: dc.subjectCapital markets-
Palavras-chave: dc.subjectEarnings persistence-
Palavras-chave: dc.subjectPrice relevance-
Palavras-chave: dc.subjectAccounting information quality-
Título: dc.titleComparative analysis of accounting information quality amongst French, Brazilian and Latin American companies.-
Título: dc.titleAnálise comparativa da qualidade das informações contábeis entre empresas francesas, brasileiras e latino-americanas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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