
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Rita de Cassia Pedrosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Olveira, Michel Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, José Margarida da | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinto, Claudio Lúcio Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Rêgo Segundo, Alan Kardek | - |
| Autor(es): dc.creator | Mazzinghy, Douglas Batista | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19261 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0370-44672023770066 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013728 | - |
| Descrição: dc.description | Improving a technical work environment encourages creativity and enhances research efforts. The conception of a modular ventilation laboratory aims at free con struction and assembly of the air circuit in different shapes, sizes, and operational variations. The modules allow the development of academic experiences, automatic data acquisition from sensors, data analysis, and verification of concepts related to ventilation in underground mines. The modular ventilation laboratory uses a teach ing methodology based on a playful and low-cost way to teach engineering, mainly underground mine ventilation. The aim of this work is essentially to propose the cre ation of a modular underground mine ventilation laboratory to facilitate engineering teaching and allow the simulation of real situations. The Plan-Do-Check-Act (PDCA) methodology was used to develop a framework for building the modular educational ventilation laboratory. This methodology encompasses project planning and studying, applying the Ventsim® software, and the design of a teaching laboratory with sensors and microcontrollers using the Internet of Things (IoT). The results involve the construction of a physical project with PVC (polyvinyl chloride) pipes and connections and electronic circuits. The project presents the main parameters monitored in under ground mines and foresees the simulation of scenarios, aiming to facilitate an under standing of the concepts of fluid mechanics and mining ventilation. The conclusions indicate that using simulation in pedagogical practices develops several activities that contribute to innumerable learning and expands the network of constructive meanings as a learning strategy. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | All content of the journal, except where identified, is under a Creative Commons attribution-type BY. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arduino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet of Things | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Underground ventilation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sensors | - |
| Título: dc.title | Modular ventilation laboratory for educational purposes. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: