Elaboração de objetivos de aprendizagem de matemática a partir do Saeb.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndrade, Yasmin Maria Marzano-
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Autor(es): dc.creatorMotta, Carlos Eduardo Mathias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17302-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/14558-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013697-
Descrição: dc.descriptionOs objetivos foram: a) analisar as sentenças descritoras de itens de Matemática do Saeb; b) elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras oriundas de itens de Matemática do Saeb; c) categorizar os objetivos de aprendizagem segundo os processos cognitivos, a partir da Taxonomia Revisada de Bloom. A categorização dos objetivos de aprendizagem foi realizada de acordo com as áreas temáticas da BNCC e a Taxonomia Revisada de Bloom. O número final de objetivos de aprendizagem elaborados foi 87: (7) estatística e probabilidade, (27) geometria, (7) grandezas e medidas, (26) números e (20) álgebra. A classificação dos objetivos de aprendizagem nos processos cognitivos foi: (14) lembrar, (28) compreender, (35) aplicar e (10) analisar. Encontramos diversos verbos ambíguos ou usados de maneira inadequada. Em muitos desses casos foi preciso substituir esses verbos por outros, que expressavam com clareza o que os estudantes devem realizar para solucionar os problemas.-
Descrição: dc.descriptionThe objectives were: a) to analyze the descriptive sentences of Saeb Mathematics items; b) elaborate learning goals from descriptive sentences from Saeb Mathematics items; c) categorize learning goals according to cognitive processes, based on Bloom's revised Taxonomy. The categorization of learning goals was carried out according to the BNCC thematic areas and Bloom's Revised Taxonomy. The final number of learning goals developed was 87: (7) statistics and probability, (27) geometry, (7) quantities and measures, (26) numbers and (20) algebra. The classification of learning goals in cognitive processes was: (14) remember, (28) understand, (35) apply and (10) analyze. We found several ambiguous or inappropriately used verbs. In many of these cases, it was necessary to replace these verbs with others that clearly expressed what students should do to solve the problems.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleElaboração de objetivos de aprendizagem de matemática a partir do Saeb.-
Título: dc.titleElaboration of math learning goals from Saeb.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.