Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Andrade, Yasmin Maria Marzano | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Daniel Abud Seabra | - |
Autor(es): dc.creator | Motta, Carlos Eduardo Mathias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17302 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/14558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013697 | - |
Descrição: dc.description | Os objetivos foram: a) analisar as sentenças descritoras de itens de Matemática do Saeb; b) elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras oriundas de itens de Matemática do Saeb; c) categorizar os objetivos de aprendizagem segundo os processos cognitivos, a partir da Taxonomia Revisada de Bloom. A categorização dos objetivos de aprendizagem foi realizada de acordo com as áreas temáticas da BNCC e a Taxonomia Revisada de Bloom. O número final de objetivos de aprendizagem elaborados foi 87: (7) estatística e probabilidade, (27) geometria, (7) grandezas e medidas, (26) números e (20) álgebra. A classificação dos objetivos de aprendizagem nos processos cognitivos foi: (14) lembrar, (28) compreender, (35) aplicar e (10) analisar. Encontramos diversos verbos ambíguos ou usados de maneira inadequada. Em muitos desses casos foi preciso substituir esses verbos por outros, que expressavam com clareza o que os estudantes devem realizar para solucionar os problemas. | - |
Descrição: dc.description | The objectives were: a) to analyze the descriptive sentences of Saeb Mathematics items; b) elaborate learning goals from descriptive sentences from Saeb Mathematics items; c) categorize learning goals according to cognitive processes, based on Bloom's revised Taxonomy. The categorization of learning goals was carried out according to the BNCC thematic areas and Bloom's Revised Taxonomy. The final number of learning goals developed was 87: (7) statistics and probability, (27) geometry, (7) quantities and measures, (26) numbers and (20) algebra. The classification of learning goals in cognitive processes was: (14) remember, (28) understand, (35) apply and (10) analyze. We found several ambiguous or inappropriately used verbs. In many of these cases, it was necessary to replace these verbs with others that clearly expressed what students should do to solve the problems. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Elaboração de objetivos de aprendizagem de matemática a partir do Saeb. | - |
Título: dc.title | Elaboration of math learning goals from Saeb. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: