A identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPires, Nair Aparecida Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013667-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade das licenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando como objeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado a identidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade da área artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficial e nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade de nomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de Minas Gerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios dos licenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações deste momento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música.-
Descrição: dc.descriptionThis paper takes data from a research that investigated the identity of music teachers’ initial education courses. The research uses a qualitative investigation program over six courses to define the features that identify them. The results show that the multiplicity in the artistic field brings a presumed multifunction feature that is present in the official discourse and in the political practices at the State of Minas Gerais. Besides this, there is a multiplicity of names for the courses that graduate music teachers. Both facts cause a hierarchy of the music teachers, found in the public contests and apprenticeships. These results can help us to have a glimpse of some implications at this historical moment, pointing to clues about future ways to be achieved in the field of Music.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectLicentiates-
Palavras-chave: dc.subjectPublic politics-
Palavras-chave: dc.subjectMultiplicity-
Título: dc.titleA identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.