
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pires, Nair Aparecida Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8082 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013667 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo discute alguns dados provenientes de pesquisa que investigou a identidade das licenciaturas na área de música. Dentro de um programa de investigação qualitativa, e tomando como objeto de estudo seis cursos de licenciatura, buscamos apreender os aspectos que têm delineado a identidade desses cursos. Os resultados da pesquisa apontam que a manutenção da multiplicidade da área artística trouxe consigo o pressuposto da polivalência, que se encontra presente no discurso oficial e nas práticas políticas no Estado de Minas Gerais. Em decorrência desse fato e da multiplicidade de nomes para os cursos de formação de professores de música, encontramos hoje no Estado de Minas Gerais a hierarquização das licenciaturas tanto nos concursos públicos quanto nos estágios dos licenciandos. Esses resultados podem nos ajudar a vislumbrar, senão todas, algumas implicações deste momento histórico, levando pistas para os futuros caminhos a serem conquistados pela área de música. | - |
| Descrição: dc.description | This paper takes data from a research that investigated the identity of music teachers’ initial education courses. The research uses a qualitative investigation program over six courses to define the features that identify them. The results show that the multiplicity in the artistic field brings a presumed multifunction feature that is present in the official discourse and in the political practices at the State of Minas Gerais. Besides this, there is a multiplicity of names for the courses that graduate music teachers. Both facts cause a hierarchy of the music teachers, found in the public contests and apprenticeships. These results can help us to have a glimpse of some implications at this historical moment, pointing to clues about future ways to be achieved in the field of Music. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista da ABEM estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista da ABEM <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 out. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licentiates | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public politics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiplicity | - |
| Título: dc.title | A identidade das licenciaturas na área de música : multiplicidade e hierarquia. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: