
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rabelo, Vanessa Aparecida Dutra | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17147 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_2_rabelo_orey-final.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013643 | - |
| Descrição: dc.description | Esse texto visa comunicar uma pesquisa de mestrado, em andamento, que almeja compreender como o desenvolvimento de uma ação pedagógica fundamentada na abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para auxiliar estudantes na elaboração de etnomodelos relacionados com a produção artesanal de carvão vegetal originados na comunidade local na perspectiva da glocalização. A pesquisa será qualitativa e utilizará de questionários, blocos de atividades, entrevistas semiestruturadas e diário de campo como instrumentos para coleta de dados e se desenvolverá em uma escola da rede pública de ensino localizada em Itapecerica-MG, objetivando a participação de 24 estudantes e 6 produtores de carvão vegetal. | - |
| Descrição: dc.description | This text aims to communicate a master's research, in progress, which aims to understand how the development of a pedagogical action based on the dialogical approach of Ethnomodelling can contribute to helping students in the elaboration of ethnomodels related to the artisanal production of charcoal originated in the local community in glocalization perspective. The research will be qualitative and will use questionnaires, activity blocks, semi-structured interviews and a field diary as instruments for data collection and will be developed in a public school located in Itapecerica, Minas Gerais, aiming at the participation of 24 students and 6 charcoal producers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelos | - |
| Título: dc.title | A matemática daqui no mundo : explorando a ação pedagógica da etnomodelagem com a produção artesanal de carvão vegetal na perspectiva da glocalização. | - |
| Título: dc.title | The mathematics here in the world : exploring the pedagogical action of ethnomodelling with the artisanal production of charcoal in the perspective of glocalization. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: