Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Raquel Salazar Ribeiro e | - |
Autor(es): dc.creator | Brusadin, Lia Sipaúba Proença | - |
Autor(es): dc.creator | Brusadin, Leandro Benedini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013586 | - |
Descrição: dc.description | O processo educacional deve estar vinculado às ações do patrimônio para sua compreensão crítica, visando a inserção social. O artigo é fruto de uma pesquisa teórico-prática feita por meio de um exercício interdisciplinar entre os campos da educação e do patrimônio. O objetivo foi analisar a relação dinâmica entre esses setores partindo da experiência da oficina “Abrigo de Memórias” do IPHAN e realizada na cidade tombada de Ouro Preto (MG). A metodologia utilizada foi baseada no método participativo da pesquisa-intervenção na realização da oficina “Abrigo de Memórias”, com alunos de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental. A experiência compartilhada entre a pesquisa científica e sua práxis social possibilitou compreender que a pluralidade de espaços e as vivencias dos participantes podem compor estratégias eficientes na articulação entre a educação e o patrimônio. Conclui-se que a oficina proporcionou trocas afetivas entre os envolvidos na prática, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural na construção da relação educação e patrimônio. | - |
Descrição: dc.description | The educational process must be linked to the actions of the heritage for its critical understanding, aiming at social insertion. The article is the result of a theoretical-practical research made through an interdisciplinary exercise between the fields of education and heritage. The aim was to analyze the dynamic relationship between these sectors based on the experience of the workshop "Shelter of Memories" of IPHAN and held in the city of Ouro Preto (MG), world heritage site. The methodology used was based on the participatory method of intervention research in the realization of the workshop "Shelter of Memories", with students from a third-year class of elementary school. The shared experience between scientific research and its social praxis made it possible to understand that the plurality of spaces and the experiences of the participants can compose efficient strategies in the articulation between education and heritage. It is concluded that the workshop provided affective exchanges between those involved in the practice, contributing to the understanding of cultural diversity in the construction of the relationship between education and heritage. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Museologia e Patrimônio permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/196>. Acesso em: 18 jul. 2020. | - |
Título: dc.title | A dinâmica da educação e do patrimônio em Ouro Preto : o caso da oficina “Abrigo de Memórias" como meio de diversidade. | - |
Título: dc.title | The dynamics of education and heritage in Ouro Preto : the case of the workshop "Shelter of Memories" as a means of diversity. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: