Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Davi de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Davi de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Elen de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolini, Neide das Graças de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Paulo Marcos Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Eduardo Dias dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9855 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013571 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A partir da experiência de quase duas décadas atuando profissionalmente como palhaço Furreca busquei, na pesquisa de Mestrado, cujo resultado apresento nessa dissertação, a sistematização de conhecimentos construídos por mim sobre o palhaço em uma trajetória, ao longo da qual, me encontrei com diversos outros palhaços, com os quais muito aprendi. Refleti o pensamento de autores que se debruçaram sobre a arte do palhaço, sua história e conceito. Retomando brevemente a história do palhaço e alguns aspectos de sua significação social, fiz, em seguida, aproximações conceituais aos elementos que, a meu ver, constituem esse "ser" curioso e misterioso. A arte do palhaço, no circo tradicional, é generosamente passada de uma geração a outra, partindo desse princípio, entrevistei um dos grandes mestres da palhaçaria brasileira, Teófanes Silveira, o palhaço Biribinha. Dessas conversas, retirei excertos que complementam as aproximações conceituais fechando um ciclo de saberes. A pesquisa se encerra dando ensejo a outros mergulhos futuros, mais amplos e profundos, no estudo do palhaço brasileiro. | - |
Descrição: dc.description | From my experience of almost two decades working professionally as palhaço Furreca, I searched, in the Master's research, whose result I present in this dissertation, the systematization of knowledge built by me about the palhaço on a trajectory along which I met several other clowns, with which I learned a lot, and during which I read and reflected on authors who looked at the palhaço, its history and concept. Briefly reviewing the story of the palhaço and some aspects of his social significance, I then make conceptual approaches to elements that, in my view, constitute this "being" as curious as it is mysterious. Starting from the well-known maxim in the middle of the palhaçaria, which says "good palhaço is an old palhaço", I interviewed Teófanes Silveira, the clown called Biribinha, a master of palhaço art. From these conversations, I extracted excerpts that allowed me to continue my conceptual approaches to this "being" as funny as it is exciting, closing a cycle of knowledge that ends giving rise to other future dives, broader and deeper, in the study of the Brazilian palhaço. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 09/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Palhaços | - |
Palavras-chave: dc.subject | Máscaras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Riso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistas circenses | - |
Título: dc.title | Por trás do nariz vermelho : breve história de um palhaço brasileiro. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: