Processos sensíveis de comunicação : a arte como espaço de escutas possíveis.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges, Maria Lucília-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15107-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34623/zmvk-d063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013519-
Descrição: dc.descriptionNa conferência O que é o ato de criação? (1987), o filósofo Gilles Deleuze indaga aos alunos de cinema “qual a relação entre a obra de arte e a comunicação?”. Sua resposta nos traz à reflexão uma outra faceta dos processos de comunicação que ultrapassa os domínios da linguagem (verbal) alcançando outros territórios mais sutis e sensíveis, dos quais a arte se alimenta. Tomando o sujeito como potência criadora (poder de afetar) e como potência sensível (poder de ser afetado), este artigo propõe investigar os processos de comunicação pelas vias do sensível, da arte e de suas afecções, a partir do processo de criação em experimentações artísticas realizadas com alunos de Jornalismo. Em tais experiências, o estudo sobre conceitos como clichês, afectos e comunicação sensível foram fundamentais para a compreensão da arte e o estímulo da sensibilidade e do potencial criativo dos alunos. Para tanto, partimos do conceito de comunicação discutido por Santaella (2001), Baitello (1998) e Flusser (2007), e da ciência e filosofia dos afectos em Damásio (2004) e Deleuze (2002), a fim de reconhecer processos sensíveis de seres vivos e máquinas como efetivamente pro- cessos comunicacionais e, portanto, criativos.-
Descrição: dc.descriptionIn his lecture, What is the creative act?, Deleuze asks graduate Cinema students, “What relationship is there between the work of art and the communication?” His response brings us to the reflec- tion of another facet of the communication processes that surpass the realms of (verbal) language reaching some other more subtle and sensitive territories, of which art feeds. Taking the subject as a creative potency (the power to affect) and as a sensitive potency (the power to be affected), this article proposes to investigate the communication processes by means of the sensitive, of art and its affections, from the creative process in artistic experiments carried out with Journalism students. In such experiences, the study of concepts such as clichés, affects and sensitive communication were essential for the comprehension of art and the stimulating of students’ sensi- tivity and creative potential. For that, we start from the concept of communication discussed by Santaella (2001), Baitello (1998) and Flusser (2007), and from the science and philosophy of affects by Damásio (2004) and Deleuze (2002), in order to recognize sensitive processes of living beings and machines as effectively communica- tional and therefore creative processes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Rotura estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Rotura <https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/normas-editoriais>. Acesso em: 06 jun. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectAto de criação-
Palavras-chave: dc.subjectAfectos-
Palavras-chave: dc.subjectCreative act-
Palavras-chave: dc.subjectAffects-
Título: dc.titleProcessos sensíveis de comunicação : a arte como espaço de escutas possíveis.-
Título: dc.titleSensitive processes of communication : art as a space of possible listenings.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.