Relações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAraújo, Letícia de Cássia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16655-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.3895/actio.v7n1.13474-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013494-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo serão analisados os movimentos epistêmicos de uma professora na condução de atividade de uma sequência didática sobre o tema fotossíntese, vivenciada por estudantes da primeira série do Ensino Médio em aula de Biologia, relacionando-os às práticas epistêmicas dos estudantes. Visando atingir este objetivo, analisamos a abordagem comunicativa de sala de aula na tentativa de elucidar os movimentos epistêmicos da professora e as práticas epistêmicas dos estudantes, definidos pela literatura da área. Constatamos que a maior parte das intervenções da professora se tratava de movimentos epistêmicos atrelados ao discurso de autoridade, enquanto a minoria das intervenções da professora estava atrelada ao discurso dialógico. Com isso, percebemos que, como a abordagem comunicativa em sala de aula tendeu ao discurso de autoridade, as práticas epistêmicas desenvolvidas pelos estudantes se associaram às instâncias sociais da produção e comunicação do conhecimento, limitando as possibilidades dos estudantes de desenvolverem práticas epistêmicas nas instâncias sociais da avaliação e legitimação do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso dialógico-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso de autoridade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Título: dc.titleRelações entre movimentos epistêmicos e práticas epistêmicas na sala de aula de ciências : análise do episódio de uma aula sobre fotossíntese.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.