Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mansur, Henrique Novais | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Emerson Filipino | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Novaes, Jefferson da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Guilherme de Jesus do | - |
Autor(es): dc.creator | Leitão, Luís Filipe Moutinho | - |
Autor(es): dc.creator | Vianna, Jeferson Macedo | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19619 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv16n9-018 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013492 | - |
Descrição: dc.description | The study aimed to evaluate changes in health-related physical fitness and motor performance in schoolchildren during the pandemic period over a 3-year follow-up. 299 adolescents were evaluated, 161 men (13.1 ±1.1 years in 2019 and 16.1 ±1.1 years in 2022) and 138 women (12.9 ±1.1 years in 2019 and 16.0 ±1.1 years in 2022). The tests performed were: body mass (BM), BMI, body fat percentage (%BF), physical activity level (PAL), maximum oxygen volume (VO2max), handgrip strength (HG), upper limb power (PMS), lower limb power (PMI), 20-meter running speed (V20) and flexibility (FLEX). For data analysis, mean and standard deviation and paired t test were used with p<0.05 as statistically significant. All results showed significant improvements in the period, except V20, VO2max and PMI in girls. The difference between boys were: HG= 37% (p<0.001), PMS= 30.6% (p<0.001), PMI= 17 .3% (p<0.001), FLEX= 21.3% (p<0.001), V20= -7.2% (p<0.001) and VO2max = 37 (p<0.001). In girls, they were: HG= 11.9% (p<0.001), PMS= 8.7% (p<0.001), PMI= -4.2% (p<0.001), FLEX= 12.5% (p<0.001), V20= -0.2% (p=0.66) and VO2max = 4.6% (p=0.13). From the results presented, it is concluded that in the sample evaluated, especially in boys, social isolation due to the COVID-19 pandemic did not cause losses in physical fitness related to health and motor performance | - |
Descrição: dc.description | El estudio tuvo como objetivo evaluar los cambios en la condición física y el rendimiento motor relacionados con la salud en escolares durante el período de la pandemia de COVID-19 durante un seguimiento de 3 años. Participaron 299 adolescentes, 161 hombres (13,1 ±1,1 años en 2019 y 16,1 ±1,1 años en 2022) y 138 mujeres (12,9 ±1,1 años en 2019 y 16,0 ±1,1 años en 2022). Las pruebas realizadas fueron: masa corporal (MCT), IMC, porcentaje de grasa (%GC), nivel de actividad física (PAL), volumen máximo de oxígeno (VO2max), fuerza de prensión manual (HG), potencia de miembros superiores (PMS), potencia de miembros inferiores. (PMI), velocidad de carrera de 20 metros (V20) y flexibilidad (FLEX). Para el análisis de los datos se utilizó la media y la desviación estándar y la prueba t pareada, adoptando p<0,05 como estadísticamente significativo. Todos los indicadores mostraron mejoras significativas después del período de seguimiento, excepto V20, VO2max y PMI en las niñas. La ganancia promedio (Δ) en los niños fue: HG = 37% (p<0,001), PMS = 30,6% (p<0,001), PMI = 17,3 (p<0,001), FLEX = 21,3% (p<0,001), V20 = -7,2% (p<0,001) y VO2max = 37% (p<0,001); en niñas fueron: HG = 11,9% (p<0,001), PMS = 8,7% (p<0,001), PMI = -4,2% (p<0,001), FLEX = 12,5% (p< 0,001), V20 = -0,2% (p=0,66) y VO2máx = 4,6% (p=0,13). De los resultados presentados se concluye que en la muestra evaluada, especialmente en los niños, el aislamiento social por la pandemia de COVID-19 no provocó pérdidas en la aptitud física relacionada con la salud y el rendimiento motor. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aptidão física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho motor. | - |
Título: dc.title | Aptidão física relacionada à saúde e desempenho motor em escolares : um estudo longitudinal no período de isolamento social. | - |
Título: dc.title | Health-related physical fitness and motor performance in schoolchildren : a longitudinal study during the period of social isolation. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: