Villa-Lobos e o canto coletivo na Era Vargas (1930-1945).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPaoliello, Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013464-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute a obra pedagógica e a concepção de Educação Musical de Heitor Villa-Lobos a partir do conceito de Imaginação Social, desenvolvido por Bronislaw Baczko (1985). Ao considerar “o peso do imaginário sobre as práticas coletivas”, este conceito possibilitou uma análise das implicações estéticas, ideológicas e pedagógicas do modelo villalobiano, sobretudo em suas formas de organização dos coletivos, no contexto da “Era Vargas” (1930-1945). O “Guia Prático”, trabalho que sintetiza as idéias do compositor brasileiro a respeito do papel da música na educação, é objeto de análise a partir dessas premissas conceituais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsA Revista ARTEFILOSOFIA permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 29 maio 2015.-
Título: dc.titleVilla-Lobos e o canto coletivo na Era Vargas (1930-1945).-
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