Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wood Júnior, Thomaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Wood Júnior, Thomaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Ber'fero, Carlos Omar | - |
Autor(es): dc.contributor | Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque | - |
Autor(es): dc.contributor | Schulz, Peter Alexander Bleinroth | - |
Autor(es): dc.creator | Curi Filho, Wagner Ragi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10645 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013459 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese é composta de três artigos. O primeiro artigo desenvolveu um modelo conceitual a partir de uma revisão bibliográfica que identificou três tipos de impacto de uma universidade na comunidade: impacto socioeconômico, impacto científico-tecnológico e impacto na cultura e imagem da região. A estrutura do modelo é baseada em inputs, outputs e indicadores correspondentes. Para além do modelo, o primeiro artigo também apresenta uma sugestão de fluxo para a realização de um processo de avaliação do impacto de uma universidade. O segundo artigo desta tese apresenta um estudo sobre o impacto de uma universidade pública brasileira realizado a partir do modelo conceitual desenvolvido no primeiro artigo. Foram avaliados os impactos socioeconômico e científico-tecnológicos de cinco unidades acadêmicas de áreas de conhecimentos distintas: ciências sociais aplicadas, engenharias e três unidades da área de saúde. Por fim, o terceiro artigo, apresenta um estudo sobre como o impacto da universidade avaliada no segundo artigo é percebido pela comunidade. Para tal, realizaram-se 30 entrevistas com lideranças comunitárias de duas cidades em que a universidade está instalada. Para organizar o roteiro de entrevista, utilizou-se a proposta de modelo conceitual desenvolvida no primeiro artigo. Assim, foram identificadas a percepção do impacto positivo, impacto negativo e aspectos nos quais a comunidade enxerga omissão da universidade. | - |
Descrição: dc.description | This thesis has three papers. The first work developed a conceptual model from a bibliography review that identified three types of impacts: socioeconomic impact; scientific-technological impact and; impact in culture and image of region. The framework of model bases on inputs, outputs and indicators. Beyond of model, the firs work also it suggest a flow to implementation a process of the evaluating the university impact in its community. The second work from this thesis shows a research about a Brazilian public university impact accomplished from the conceptual model developed at first work. It evaluated the socioeconomic impact and scientific- technological impact of three different areas of knowledge: applied social sciences, engineering and three units of the health area. Lastly, the third work shows a research about how the community realize the impact of university evaluated in second work. To that end, it conducted 30 interviews conducted with community leaders from two cities in which the university is located. To organize the interview script, it used the conceptual model proposal developed in the first article. Thus, it identified the perception of the positive impact, negative impact and aspects in which the community sees omission from the university. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/01/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades – aspectos sociais | - |
Título: dc.title | Impacto da universidade na comunidade : um estudo de caso em uma instituição pública brasileira. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: