Reflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLuciano, Gilliard Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorVeloso, Gabriella Leone Fernandes-
Autor(es): dc.creatorMozzer, Nilmara Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17863-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013446-
Descrição: dc.descriptionA abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências possibilita a articulação de conhecimentos de diversos campos, a mobilização e a reflexão sobre valores, atitudes e normas, e uma formação para a cidadania. Apesar disso, existem lacunas referentes às propostas didáticas, especialmente no que concerne ao tratamento da dimensão atitudinal do conteúdo de ensino. No presente trabalho, analisamos, em um estudo de caso intrínseco e sob a ótica dos valores morais, como as reflexões de três professoras de Ciências, participantes de um curso de formação continuada, possibilitaram a fundamentação e/ ou a revisão de seus pontos de vista sobre o consumo de animais. Os resultados indicaram uma ampliação da consideração moral das professoras, possibilitada pela discussão explícita e reflexão crítica em torno dos valores que embasavam seus pontos de vista. Esses resultados realçam o potencial da dimensão atitudinal de contribuir para o desenvolvimento moral dos sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionThe approach to socio-scientific issues in Science teaching enables the articulation of knowledge from different fields, the mobilization of and reflection on values, attitudes and norms, and training for citizenship. Despite this, there are gaps regarding the didactic proposals, especially regarding the treatment of the attitudinal dimension of the teaching content. In the present work, we analyzed, in an intrinsic case study and from the point of view of moral values, how the reflections of three Science teachers, participants of a continued training course, made it possible to justify and/or review their points of view on animal consumption. The results indicated an expansion of the teachers’ moral consideration, made possible by the explicit discussion and critical reflection around the values that supported their points of view. These results highlight the potential of the attitudinal dimension to contribute to the moral development of subjects.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 12 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professores-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectMoral values-
Palavras-chave: dc.subjectRéflexion critique-
Título: dc.titleReflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada.-
Título: dc.titleReflections on moral values by science teachers in a continued training course.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.