Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Luciano, Gilliard Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Veloso, Gabriella Leone Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Mozzer, Nilmara Braga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17863 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.641 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013446 | - |
Descrição: dc.description | A abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências possibilita a articulação de conhecimentos de diversos campos, a mobilização e a reflexão sobre valores, atitudes e normas, e uma formação para a cidadania. Apesar disso, existem lacunas referentes às propostas didáticas, especialmente no que concerne ao tratamento da dimensão atitudinal do conteúdo de ensino. No presente trabalho, analisamos, em um estudo de caso intrínseco e sob a ótica dos valores morais, como as reflexões de três professoras de Ciências, participantes de um curso de formação continuada, possibilitaram a fundamentação e/ ou a revisão de seus pontos de vista sobre o consumo de animais. Os resultados indicaram uma ampliação da consideração moral das professoras, possibilitada pela discussão explícita e reflexão crítica em torno dos valores que embasavam seus pontos de vista. Esses resultados realçam o potencial da dimensão atitudinal de contribuir para o desenvolvimento moral dos sujeitos. | - |
Descrição: dc.description | The approach to socio-scientific issues in Science teaching enables the articulation of knowledge from different fields, the mobilization of and reflection on values, attitudes and norms, and training for citizenship. Despite this, there are gaps regarding the didactic proposals, especially regarding the treatment of the attitudinal dimension of the teaching content. In the present work, we analyzed, in an intrinsic case study and from the point of view of moral values, how the reflections of three Science teachers, participants of a continued training course, made it possible to justify and/or review their points of view on animal consumption. The results indicated an expansion of the teachers’ moral consideration, made possible by the explicit discussion and critical reflection around the values that supported their points of view. These results highlight the potential of the attitudinal dimension to contribute to the moral development of subjects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 12 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moral values | - |
Palavras-chave: dc.subject | Réflexion critique | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada. | - |
Título: dc.title | Reflections on moral values by science teachers in a continued training course. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: