Educação do campo em Mariana/MG : um estudo acerca da oferta escolar e da permanência das instituições rurais (2010-2022).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Marcelo Loures dos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marcelo Loures dos-
Autor(es): dc.contributorCosta, Alexandra Resende-
Autor(es): dc.contributorRocha, Maria Isabel Antunes-
Autor(es): dc.creatorPrado, Jorge Lucas Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013439-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga a oferta escolar nas Escolas do Campo do município de Mariana-MG entre 2010 e 2022, analisando os fatores responsáveis pela oferta escolar e os impactos das políticas educacionais no fechamento e nucleação dessas instituições. A partir de uma abordagem exploratória descritiva combinada (Lakatos, Marconi, 2018), foram utilizados dados do Censo Escolar e Demográfico, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Destacamos como principais autores referendados nesse estudo Maria Isabel Antunes-Rocha e Marcelo L. dos Santos (2024); Alair F. Freitas e Alan F. Freitas, coord. (2021). Os resultados indicam que o fechamento das escolas está associado à redução populacional no campo, à municipalização do ensino, à política de transporte escolar e impactos pós Crime da Ruptura da Barragem de Fundão ocorrida em novembro de 2015. Identificou-se que a desativação dessas instituições impacta não apenas o acesso à educação, mas também o tecido social e cultural das comunidades, podendo agravar o êxodo rural e comprometendo a identidade dos estudantes. Além disso, verificou-se uma desconexão entre os critérios oficiais de classificação das Escolas do Campo e a realidade das populações rurais, gerando assim, impactos significativos em se tratando dos recursos financeiros recebidos por essas instituições. O estudo aponta a necessidade de revisão das políticas públicas para a educação do campo, fortalecimento da formação de professores para o contexto rural e a mobilização comunitária como instrumento de resistência à descontinuidade escolar. Conclui-se que o fechamento das Escolas do Campo não pode ser tratado apenas como uma questão administrativa, sendo fundamental reconhecer sua relevância para o desenvolvimento sustentável e a preservação das identidades rurais.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates educational provision in rural schools (Escolas do Campo) in the municipality of Mariana, Minas Gerais, between 2010 and 2022. It analyzes the factors influencing school availability and the impacts of educational policies on the closure and consolidation (nucleação) of these institutions. Adopting a combined exploratory-descriptive approach (Lakatos & Marconi, 2018), the study utilizes data from the School and Demographic Census, a literature review, and semi-structured interviews. Key referenced authors include Maria Isabel Antunes-Rocha and Marcelo L. dos Santos (2024), as well as Alair F. Freitas and Alan F. Freitas, eds. (2021). The findings reveal that school closures are linked to rural population decline, the municipalization of education, school transportation policies, and the aftermath of the 2015 Fundão Dam collapse. The deactivation of these schools not only restricts access to education but also disrupts the social and cultural fabric of rural communities, potentially exacerbating rural exodus and undermining students’ sense of identity. Furthermore, the study identifies a disconnect between official criteria for classifying rural schools and the lived realities of rural populations, resulting in significant implications for the financial resources allocated to these institutions. The research underscores the need to revise public policies for rural education, enhance teacher training tailored to rural contexts, and foster community mobilization as a strategy to counter school discontinuation. It concludes that the closure of rural schools cannot be reduced to an administrative matter; instead, it must be framed within their critical role in sustainable development and the preservation of rural identities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectAbandono - escola-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação rural-
Título: dc.titleEducação do campo em Mariana/MG : um estudo acerca da oferta escolar e da permanência das instituições rurais (2010-2022).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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