Análise dos conhecimentos mediacionais oportunizados por um formador durante a condução de uma disciplina de estágio supervisionado de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Ana Paula Morito-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:24:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:24:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20763-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025019.id1609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013361-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo analisar os conhecimentos mediacionais que foram oportunizados por um formador ao lecionar uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A investigação, de abordagem qualitativa, se concentrou na observação da prática de um formador durante uma disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade federal mineira. Essa observação foi registrada no diário de campo da pesquisadora e subsidiada por gravações em áudio das aulas. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com o formador, com o intuito de promover uma reflexão sobre as suas ações durante a disciplina. O alicerce teórico se baseou em uma adaptação do Conhecimento Didático--Matemático proposto por Juan Godino e colaboradores. Durante a disciplina, o formador promoveu diversas ações, dentre essas, a proposição de Oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica. Como resultados, observamos que esse conjunto de oficinas oportunizaram aos futuros professores conhecimentos mediacionais necessários para a docência como: a utilização e exploração de recursos (software GeoGebra, materiais manipuláveis, jogos); a reflexão sobre formas de organização dos alunos (individual, dupla, trio, grupo); a gestão do tempo e o planejamento.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze the mediational knowledge provided by a teacher educator when teaching a Supervised Curricular Internship course. The research, which used a qualitative approach, focused on observing the practice of a teacher educator during a Supervised Internship course in a Mathematics undergraduate course at a federal university in Minas Gerais. This observation was recorded in the researcher's field diary and supported by audio recordings of the classes. A semi-structured interview was also conducted with the teacher educator, with the aim of promoting a reflection on his actions during the course. The theoretical framework was based on an adaptation of the Didactic-Mathematical Knowledge proposed by Juan Godino and collaborators. During the course, the teacher educator promoted several actions, among them the proposition of Workshops involving mathematical concepts from Basic Education. As a result, we observed that this set of workshops provided future teachers with the mediational knowledge necessary for teaching, such as: the use and exploration of resources (GeoGebra software, manipulative materials, games); reflection on ways of organizing students (individual, pair, trio, group); time management and planning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento didático-matemático-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor formador-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio curricular supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleAnálise dos conhecimentos mediacionais oportunizados por um formador durante a condução de uma disciplina de estágio supervisionado de matemática.-
Título: dc.titleAnalysis of mediational knowledge provided by an instructor during the conduct of a supervised mathematics internship course.-
Título: dc.titleanálisis de los conocimientos mediacionales proporcionados por un formador durante la conducción de una asignatura de prácticas supervisadas en matemáticas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.