Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Neves, Ana Paula Morito | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20763 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025019.id1609 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013361 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo analisar os conhecimentos mediacionais que foram oportunizados por um formador ao lecionar uma disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A investigação, de abordagem qualitativa, se concentrou na observação da prática de um formador durante uma disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade federal mineira. Essa observação foi registrada no diário de campo da pesquisadora e subsidiada por gravações em áudio das aulas. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com o formador, com o intuito de promover uma reflexão sobre as suas ações durante a disciplina. O alicerce teórico se baseou em uma adaptação do Conhecimento Didático--Matemático proposto por Juan Godino e colaboradores. Durante a disciplina, o formador promoveu diversas ações, dentre essas, a proposição de Oficinas envolvendo conceitos matemáticos da Educação Básica. Como resultados, observamos que esse conjunto de oficinas oportunizaram aos futuros professores conhecimentos mediacionais necessários para a docência como: a utilização e exploração de recursos (software GeoGebra, materiais manipuláveis, jogos); a reflexão sobre formas de organização dos alunos (individual, dupla, trio, grupo); a gestão do tempo e o planejamento. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze the mediational knowledge provided by a teacher educator when teaching a Supervised Curricular Internship course. The research, which used a qualitative approach, focused on observing the practice of a teacher educator during a Supervised Internship course in a Mathematics undergraduate course at a federal university in Minas Gerais. This observation was recorded in the researcher's field diary and supported by audio recordings of the classes. A semi-structured interview was also conducted with the teacher educator, with the aim of promoting a reflection on his actions during the course. The theoretical framework was based on an adaptation of the Didactic-Mathematical Knowledge proposed by Juan Godino and collaborators. During the course, the teacher educator promoted several actions, among them the proposition of Workshops involving mathematical concepts from Basic Education. As a result, we observed that this set of workshops provided future teachers with the mediational knowledge necessary for teaching, such as: the use and exploration of resources (GeoGebra software, manipulative materials, games); reflection on ways of organizing students (individual, pair, trio, group); time management and planning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento didático-matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor formador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Título: dc.title | Análise dos conhecimentos mediacionais oportunizados por um formador durante a condução de uma disciplina de estágio supervisionado de matemática. | - |
Título: dc.title | Analysis of mediational knowledge provided by an instructor during the conduct of a supervised mathematics internship course. | - |
Título: dc.title | análisis de los conocimientos mediacionales proporcionados por un formador durante la conducción de una asignatura de prácticas supervisadas en matemáticas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: