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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Geovane Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Geovane Carlos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Conti, Keli Cristina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Marli Regina dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Guilherme Oliveira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20458 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013338 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação tem como principal objetivo investigar as contribuições da participação em subprojetos de Matemática, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Minas Gerais, para a Formação de Professores, e para os processos de Inserção e Indução Profissional Docente. Esta dissertação encontra-se no formato multipaper e é constituída por três artigos. O Artigo 1 baseou-se na perspectiva de um mapeamento de pesquisas disponibilizadas em quatro bases – Banco de Teses e Dissertações da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Google Scholar e Periódicos da Capes – e no XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. Como descritores, foram utilizados: “Residência Pedagógica” e “Matemática”, encontrando-se um total de 57 pesquisas. Os dados analisados indicam que a participação no Programa Residência Pedagógica favorece de diversas maneiras a formação dos professores, ao promover uma aproximação entre teoria e prática, facilitada pela interação direta com o ambiente escolar. Adicionalmente, durante sua experiência no programa, os residentes tiveram a oportunidade de elaborar planos de ensino, levando em consideração as especificidades dos alunos da instituição de ensino. Já o Artigo 2 buscou analisar as repercussões da implementação do Subprojeto de Matemática do PRP para a Inserção Profissional Docente de egressos mineiros. A produção dos dados focou o perfil dos alunos, além de classificar asrespostas obtidas por meio de um questionário aplicado aos egressos do PRP, com o objetivo de analisar as vivências e experiências adquiridas ao longo do processo de Inserção Profissional Docente. Os resultados destacam que a maioria dos estudantes ingressou no programa com o intuito de vivenciar as rotinas de sala de aula e participar ativamente na integração entre teoria e prática. Além disso, foi possível perceber que os egressos do PRP reconheceram a relevância da experiência de Inserção Profissional Docente, especialmente no enfrentamento dos medos e inseguranças que podem surgir durante a formação para a docência. Por sua vez, no Artigo 3 foram analisadas as repercussões da implementação do Subprojeto de Matemática do PRP para a Indução Profissional Docente de egressos mineiros. A análise dos dados evidenciou o perfil dos alunos, bem como as vivências e experiências adquiridas durante o processo de Indução Profissional Docente. Os resultados ressaltam a importância do preceptor na integração do residente ao ambiente escolar, uma vez que ele desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte e orientação nas atividades pedagógicas, além de estimular reflexões sobre a prática docente. Outro destaque foi o papel do docente orientador das universidades, que se mostrou crucial no processo de Formação Inicial do residente, sendo responsável pelo planejamento e orientação das atividades, além de conectar teoria e prática. Por fim, as escolas-campo se destacaram como um ambiente essencial para a prática pedagógica, pois proporcionaram aos residentes a oportunidade de vivenciar a realidade da sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento das suas habilidades pedagógicas. Com base na articulação dos artigos, pode-se concluir que, de fato, a participação no PRP contribuiu tanto para a Formação Inicial desses futuros professores, devido aos processos de Inserção e Indução Profissional Docente que foram oportunizados pela participação ao longo dos módulos do PRP. Sob essa ótica, destaca-se a relevância do PRP para os residentes que estão em processo de Formação Inicial e encontram nos preceptores, docentes orientadores e nas escolas-campo um apoio formativo, na perspectiva da troca de experiências e da vivência no ambiente escolar, compreendendo esse espaço formativo implicado de sentidos e significados para a sua formação de modo colaborativo. Além disso, o processo de Inserção e Indução Profissional Docente não só possibilita aos residentes adquirirem habilidades práticas, mas também os estimula a refletir criticamente sobre suas escolhas pedagógicas, pois permite que os residentes ajustem suas abordagens pedagógicas de forma contínua, atendendo às necessidades dos alunos e promovendo um aperfeiçoamento de suas práticas de ensino. Ainda, o PRP, ao proporcionar uma vivência profunda no ambiente escolar, pôde facilitar a transição dos futuros professores no que tange ao passo da teoria para a prática, contribuindo para sua preparação profissional. No caso do subprojeto de Matemática, a experiência prática facilitou o entendimento de como abordar a disciplina, envolvendo os alunos com o assunto proposto, promovendo um impacto na Formação Inicial desses professores. Portanto, a participação no PRP, no subprojeto de Matemática, se configurou como um importante componente para a Formação Inicial de Professores, pois ofereceu uma imersão no cotidiano escolar que contribuiu diretamente para o desenvolvimento de competências pedagógicas, acarretando em um aprimoramento das práticas de ensino e reflexão crítica sobre a docência. | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this dissertation is to investigate the contributions of participation in Mathematics subprojects, within the scope of the PRP in Minas Gerais, to Teacher Training and to the processes of Teacher Professional Insertion and Induction. This dissertation is in multipaper format and consists of three articles. Article 1 - Mathematics teacher training at the interface with the Pedagogical Residency Program: an integrative review presents an integrative review of scientific production on mathematics teacher training at the interface with the Pedagogical Residency Program. The article was based on a mapping of research available on four databases – Banco de Teses e Dissertações da Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Google Scholar and Periódicos da Capes – and the XIV Encontro Nacional de Educação Matemática. The following descriptors were used: “Pedagogical Residency” and “Mathematics”, and a total of 57 studies were found. The data analyzed indicates that participation in the Pedagogical Residency Program favors teacher training in various ways, by promoting a rapprochement between theory and practice, facilitated by direct interaction with the school environment. In addition, during their experience in the program, the residents had the opportunity to draw up teaching plans, taking into account the specificities of the students at the educational institution. In Article 2 - O Programa Residência Pedagógica e suas repercussões no processo de Inserção Profissional Docente de futuros professores de Matemática (The Pedagogical Residency Program and its repercussions on the process of professional teacher integration of future mathematics teachers) seeks to analyze the repercussions of the implementation of the PRP Mathematics Subproject on the professional teacher integration of graduates from Minas Gerais. The data production focused on the profile of the students, as well as classifying the answers obtained through a questionnaire applied to the PRP graduates, with the aim of analyzing the experiences acquired during the process of Professional Teaching Insertion. The results show that the majority of students joined the program with the aim of experiencing classroom routines and actively participating in the integration of theory and practice. In addition, it was possible to see that the PRP graduates recognized the relevance of the Professional Teaching Insertion experience, especially in facing the fears and insecurities that can arise during teacher training. In Article 3 - The Pedagogical Residency Program and its repercussions on the Professional Teaching Induction process of future mathematics teachers, we will analyze the repercussions of the implementation of the PRP Mathematics Subproject on the Professional Teaching Induction of graduates from Minas Gerais. Data analysis focused on the profile of the students, as well as the experiences acquired during the Professional Teaching Induction process. The results highlight the importance of the preceptor in integrating the resident into the school environment, since they play a fundamental role in offering support and guidance in pedagogical activities, as well as stimulating reflections on teaching practice. Another highlight was the role of the university guidance teacher, who proved crucial in the resident’s initial training process, being responsible for planning and guiding activities, as well as connecting theory and practice. Finally, the field schools stood out as an essential environment for teaching practice, as they provided residents with the opportunity to experience the reality of the classroom and apply the knowledge acquired at university, contributing to the development and improvement of their teaching skills. Based on the articles, we can conclude that participation in the PRP did indeed contribute to the initial training of these future teachers, due to the processes of insertion and professional induction that were made possible by participation in the PRP modules. From this point of view, we understand the relevance of the PRP for residents who are in the process of initial training and find in the preceptors, guiding teachers and field schools a formative support, from the perspective of exchanging experiences and living in the school environment, understanding this formative space implied in senses and meanings for their training in a collaborative way. In addition, the Professional Teaching Insertion and Induction process not only allows residents to acquire practical skills, but also encourages them to critically reflect on their pedagogical choices, as it allows residents to adjust their pedagogical approaches on an ongoing basis, meeting the needs of the students and promoting an improvement in their teaching practices. Furthermore, by providing in-depth experience of the school environment, the PRP was able to facilitate the transition of future teachers from theory to practice, contributing to their professional preparation. In the case of the Mathematics subproject, the practical experience made it easier to understand how to approach the subject, involving the students with the proposed subject, promoting an impact on the initial training of these teachers. Therefore, participation in the PRP, in the Mathematics subproject, was an important component for Initial Teacher Training, as it offered an immersion in everyday school life that directly contributed to the development of pedagogical skills, leading to an improvement in teaching practices and critical reflection on teaching. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docentes - estudo e ensino - estágio | - |
| Título: dc.title | Os processos de inserção e indução profissional docente oportunizados pelo Programa Residência Pedagógica durante a formação inicial : um estudo com egressos mineiros de subprojetos de Matemática. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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