
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Frederico de Mello Brandão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Frederico de Mello Brandão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Simões, Paula Guimarães | - |
| Autor(es): dc.contributor | Coração, Cláudio Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodarte, Ana Paula Silveira Teodoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9645 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013292 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Partindo do cenário das revistas jornalísticas e seus componentes, esta dissertação investiga como, na seção Badulaque da revista Tpm, a mistura foi articulada pela jornalista Nina Lemos, criando uma leitura sobre a contemporaneidade. Empregando a bricolagem como norte de pesquisa, o conceito despontou por meio de suas diferentes aplicações e, em especial, da bricolagem metodológica que, enquanto prática, fomentou a conexão de outros métodos como a pesquisa bibliográfica, a entrevista aberta e a análise de conteúdo (AC). Por meio do conjunto de aplicações a partir do emprego da AC, percebemos a presença do “tempo” em Badulaque a partir de três manifestações: 1) em publicações que contavam com a participação da jornalista Nina Lemos na qualidade de sujeito contemporâneo, 2) em matérias que pautavam assuntos paralelos ao mês de cada edição, 3) nos textos que apresentavam assuntos e tendências do tempo presente. A reflexão por meio desses eixos permitiu-nos problematizar alguns tópicos, como o papel da mulher na mídia e as representações, práticas e movimentos do tempo presente. Por esta pesquisa, refletiu-se sobre a contemporaneidade via cultura da mídia e temporalidades, questionando valores do nosso tempo, bem como revelando questões autorais, jornalísticas e editoriais e seus respectivos tensionamentos e entrecruzamentos. | - |
| Descrição: dc.description | According to the scenario of the journalistic magazines and their components, this dissertation investigates how, in Badulaque section of Tpm magazine, the mixture was articulated by journalist Nina Lemos, creating a reading on the contemporaneity. Employing the bricollage as direction of research, the concept emerged through his different applications and, in particular, the bricollage that while practice methodology fostered the connection of other methods such as the search by literature, the open interview and analysis of content (AC). Through the set of applications behind the AC, we noticed the presence of "time" in Badulaque by accordance in three manifestations: 1) in publications that was counting with the participation of journalist Nina Lemos as contemporary subject, 2) in subjects that offer parallel issues the month of each edition, 3) in presenting issues and trends of the present time. Through these reflection axes enabled us to discuss some topics such as the role of women in the media and their representations, practices and movements of the present time. For this research, was reflected on the contemporaneity through media culture and temporalities, questioning values of our time, as well as revealing journalistic and editorial issues, and their respective stresses and intercrosses. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nina Lemos - Antonina Jorge Lemos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tempo | - |
| Título: dc.title | A contemporaneidade como mistura : Nina Lemos e a seção Badulaque na revista TPM. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: