Entrei, e agora? : um estudo sobre as estratégias adotadas por estudantes de camadas populares para a permanência e conclusão de cursos técnicos integrados em uma instituição pública federal.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorPaixão, Jairo Antônio da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Thamara Dalila Souza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013273-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta um estudo acerca das estratégias adotadas por estudantes de camadas populares para permanência e conclusão de cursos técnicos integrados em uma instituição pública federal. Esta pesquisa se deu pela necessidade de melhor compreensão acerca dos fenômenos ocorridos interna e externamente com estudantes de camadas populares que se inserem em Escolas Federais de Ensino médio/técnico, mais especificamente os estudantes que se encontravam matriculados e frequentes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG campus Ribeirão das Neves no ano de 2023 e que foram beneficiados com o auxílio estudantil caracterizado como “Bolsa Permanência”. Buscou-se identificar a trajetória educacional dos estudantes e sua relevância; identificar os aspectos dificultadores encontrados pelos discentes na rotina escolar; compreender as relações sociais estabelecidas pelos estudantes dentro e fora da instituição e no seio familiar, bem como o impacto destas no seu aproveitamento acadêmico; e identificar as formas de incentivo à permanência que favorecem a diminuição da evasão dos estudantes no decorrer dos cursos escolhidos. Efetuou-se o levantamento de teses e dissertações disponíveis no acervo de periódicos da CAPES nos últimos 10 anos (desde 2014), considerando os descritores: Institutos Federais, camadas populares, ensino médio técnico, integral, permanência e educação profissional. No total, foram identificados 29 trabalhos que trouxeram alguma contribuição para a pesquisa, sendo que, destes, somente 1 dá destaque ao IFMG Ribeirão das Neves. Após o envio dos questionários da pesquisa a 78 estudantes enquadrados no critério (ensino médio, bolsistas, 2023), foram obtidas 62 respostas que forneceram os seguintes resultados: necessidade de intensificar o cuidado com a saúde mental, o acesso a auxílios estudantis e a dedicação e mobilização individual, a ênfase dada pelos estudantes ao mérito individual e à autorresponsabilização em detrimento da responsabilidade institucional quanto à formação acadêmica e permanência estudantil nos cursos, reforçando a presença da meritocracia no imaginário social. Por fim, destaca-se necessidade de investimento e realização de ações institucionais para garantir as condições educacionais de permanência e conclusão dos cursos para estudantes de camadas populares.-
Descrição: dc.descriptionThis research presents a study about the strategies adopted by students from lower-class backgrounds to remain in and complete integrated technical courses at a federal public institution. This research was conducted due to the need to better understand the phenomena that occur internally and externally with students from lower-class backgrounds who enroll in Federal High Schools/Technical Schools, more specifically the students who are enrolled and attending technical courses integrated with high school at IFMG Ribeirão das Neves campus in 2023 and who benefited from the student aid characterized as “Bolsa Permanência”. The aim was to identify the educational trajectory of students and its relevance; identify the difficult aspects encountered by students in their school routine; understand the social relationships established by students inside and outside the institution and within their families, as well as their impact on their academic performance; and identify the forms of incentive to remain in school that favor the reduction of student dropout rates during the chosen courses. A survey of theses and dissertations available in the CAPES journal collection over the last 10 years (since 2014) was carried out considering the descriptors: Federal Institutes, popular classes, technical secondary education, full-time, permanence and professional education. In total, 29 studies that contributed to the research were identified, of which only 1 highlighted IFMG Ribeirão das Neves. After sending the survey questionnaires to 78 students who met the criteria (high school, scholarship holders, 2023), 62 responses were obtained, which provided the following results: the need to intensify mental health care, access to student aid, and individual dedication and mobilization; the emphasis given by students to individual merit and self-accountability to the detriment of institutional responsibility regarding academic training and student retention in courses, reinforcing the presence of meritocracy in the social imagination. Finally, the need for investment and institutional actions to guarantee educational conditions for retention and completion of courses for students from lower-income classes is highlighted.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCondições socioeducacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - ensino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Federal de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Título: dc.titleEntrei, e agora? : um estudo sobre as estratégias adotadas por estudantes de camadas populares para a permanência e conclusão de cursos técnicos integrados em uma instituição pública federal.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.