
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14505 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6241 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013243 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Ethnomodelling methods examine how members of distinct cultural groups have come to develop local mathematical knowledge. However, what may indeed be less evident is how mathematical thinking can be part of the way in which researchers and educators attempt to make sense of the underlying cultural frameworks within which mathematical ideas, procedures, and practices are embedded. Objectives: The main objective of this theoretical article is to present arguments that link mathematics and culture in order to develop an effective understanding of the development of dialogical mathematical knowledge. Design: The theoretical and methodological concepts of this qualitative study are supported by the assumptions of ethnomodelling that adds an important cultural perspective to the modelling process through the development of an extensive literature review on this topic. Results: We present arguments to show that the linking of mathematics and culture is appropriate and necessary for an effective understanding of the development of dialogical mathematical knowledge, which aims at providing a holistic understanding of human knowledge. This means that cognition is a process that is not only embodied and situated, as well as distributed because the members of distinct cultural groups create, process, accumulate, and diffuse mathematical information conjointly. Conclusions: We discuss the role of ethnomodelling in order to develop an understanding the connection between ethnomathematics and modelling. In this context, we present concepts related to the use of both local (emic), global (etic) approaches by applying the glocal (dialogical) approach found in ethnomodelling research. | - |
| Descrição: dc.description | Antecedentes: Os métodos de etnomodelagem examinam como os membros de grupos culturais distintos desenvolveram os conhecimentos matemáticos localis Contudo, o que pode ser menos evidente é como o pensamento matemático pode ser parte da maneira como os pesquisadores e educadores tentam dar sentido às estruturas culturais subjacentes nas por meio das quais as ideias, os procedimentos e as práticas matemáticas estão inseridas. Objetivos: O objetivo principal desse artigo teórico é apresentar argumentos que vinculam a matemática e a cultura, pois visa desenvolver uma compreensão efetiva do desenvolvimento do conhecimento matemático dialógico. Design: Os conceitos teóricos e metodológicos desse estudo qualitativo são sustentados pelos pressupostos da etnomodelagem que adicionam uma perspectiva cultural ao processo de modelagem por meio do desenvolvimento de uma extensa revisão da literatura sobre esse tema. Resultados: Apresentamos argumentos para mostrar que a articulação entre a matemática e a cultura é apropriada e necessária para uma compreensão efetiva do desenvolvimento do conhecimento matemático dialógico, que visa proporcionar uma compreensão holística do conhecimento humano. Isso significa que a cognição é um processo que não é apenas corporificado e situado, bem como distribuído porque os membros de grupos culturais distintos criam, processam, acumulam e difundem informações matemáticas conjuntamente. Conclusões: Discutimos o papel da etnomodelagem para desenvolver uma compreensão da conexão entre a etnomatemática e a modelagem. Nesse contexto, apresentamos conceitos relacionados à utilização das abordagens local (êmica) e global (ética), aplicando a abordagem glocal (dialógica) encontrada nas pesquisas em etnomodelagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Global approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Local approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem global | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem local | - |
| Título: dc.title | Applying Ethnomodelling to explore glocal mathematical knowledge systems. | - |
| Título: dc.title | Aplicando Etnomodelagem para explorar sistemas de conhecimento matemático glocal. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: