Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lima, Eloisa Helena de | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Gustavo Meirelles | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Maria Eduarda de Castro Canesso | - |
Autor(es): dc.creator | Perdigão, Ruth Martins da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Indianara da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Domingos, Isadora Pimenta | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Felipe da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17778 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/revconv.16n.3-008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013181 | - |
Descrição: dc.description | O projeto de extensão "Viva Mais" foi criado em 2018 por um grupo de estudantes de medicina da UFOP juntamente com professores que se tornaram orientadores do projeto na instituição e vem trabalhando diversos temas relacionados à educação em saúde, como Sistema Único de Saúde (SUS), abuso de álcool e drogas, LGBTQIA+, entre outras. A metodologia utilizada é a produção de podcasts, com duração média de dez minutos, como ferramenta para promover o pensamento crítico e a cidadania, oferecendo acesso à informação de forma oportuna e adequada usando como forma de divulgação diferentes plataformas, como Spotify® e Instagram®. O projeto visa promover a educação em saúde e fornecer informações válidas sobre prevenção, promoção, tratamento e redução de riscos e danos relacionados à saúde, permitindo que as pessoas se tornem mais autônomas nas escolhas sobre sua saúde. Em 2022, o foco foi temas relacionados à juventude, pois esse grupo é vulnerável e enfrenta desafios relacionados ao gênero, etnia e status social. O projeto também tem um papel extensionista, prestando um serviço à comunidade local e oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e pesquisa além das práticas convencionais de saúde. | - |
Descrição: dc.description | The extension project "Viva Mais" was created in 2018 by a group of medical students from UFOP together with professors who became the project's mentors at the institution and has been working on several topics related to health education, such as the Unified Health System (SUS), alcohol and drug abuse, LGBTQIA+, among others. The methodology used is the production of podcasts, with an average duration of ten minutes, as a tool to promote critical thinking and citizenship, offering access to information in a timely and appropriate manner using different platforms such as Spotify® and Instagram® as a means of dissemination. The project aims to promote health education and provide valid information on prevention, promotion, treatment, and reduction of health-related risks and harms, allowing people to become more autonomous in making choices about their health. In 2022, the focus was on issues related to youth, as this group is vulnerable and faces challenges related to gender, ethnicity, and social status. The project also has an extensionist role, providing a service to the local community and offering students the opportunity to develop communication and research skills beyond conventional health practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Contribuciones a las Ciencias Sociales estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Contribuciones a las Ciencias Sociales <https://www.eumed.net/rev/cccss/presentacion.html>. Acesso em: 25 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Webcast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rádio | - |
Título: dc.title | Viva mais : relato de experiência sobre divulgação científica em saúde na rádio e mídias digitais. | - |
Título: dc.title | Viva Mais : report of an experience on scientific dissemination in health in radio and digital media. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: