Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Nair Prata Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Campelo, Wanir | - |
Autor(es): dc.creator | Caldas, Sônia Pessoa | - |
Autor(es): dc.creator | Ceniceros Manjarrez, Lorena Ilia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15121 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24137/raeic. | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013046 | - |
Descrição: dc.description | Incluso en una sociedad conectada y multiplataforma, ante epidemias y grandes calamidades, la radio es (re)convocada al protagonismo dadas sus características de ser un dispositivo simple, barato y accesible. Ante el aislamiento social impuesto por el riesgo de contaminación por el coronavirus, muchos alumnos de Brasil se vieron imposibilitados de continuar sus estudios debido a la realización de clases virtuales y las dificultades de acceso a Internet. A partir de una investigación con metodología cualitativa y presentación descriptiva, este trabajo buscó entender los movimientos realizados por la programación radiofónica de varias ciudades brasileñas para este acercamiento con las comunidades afectadas, reforzando el papel de conectar a las personas y promover la interacción, intentando garantizar a la sociedad el derecho a la información. Por lo tanto, este trabajo describe una recopilación de iniciativas educativas con el objetivo de apuntar el esfuerzo permanente de la radio por abrigar los variados escenarios de comunicación. A partir del entendimiento de Kaplún (1978) para los programas educativos, recopilamos experiencias de producciones radiofónicas que fueron mediatizadas entre marzo y julio de 2020 en Brasil. | - |
Descrição: dc.description | Even in a connected and multiplatform society, in face of epidemics and great calamities, radio recall to its prominence given its characteristics of being a simple, cheap, and accessible device. Faced with the social isolation imposed by the risk of contamination by the coronavirus, many students in Brazil were unable to continue their studies due to virtual classes and difficulties in accessing the Internet. Based on an investigation with qualitative methodology and descriptive presentation, this work sought to understand the movements made by the radio programming of several Brazilian cities for this approach with the affected communities, reinforcing the role of connecting people and promoting interaction, trying to guarantee to society the right to information. Therefore, this work describes a compilation of educational initiatives with the objective of pointing out the permanent effort of the radio to shelter the various communication scenarios. Based on the understanding of Kaplún (1978) of educational programs, we compile experiences of radio productions that happened between March and July 2020 in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes by radio | - |
Título: dc.title | Producciones radiofónicas en Brasil : movimientos y protagonismo de las clases por radio durante la pandemia de la Covid-19. | - |
Título: dc.title | Radio productions in Brazil : movements and prominence of radio classes during the Covid-19 pandemic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: