Novas tecnologias no currículo dos cursos de Direito : avanços e desafios.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorDiniz, Margareth-
Autor(es): dc.contributorBahia, Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes-
Autor(es): dc.contributorVieira, André Luiz-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ana Carolina Cardoso de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1013006-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Direito. Departamento de Direito, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa discute a relação entre os cursos de Direito, a tecnologia e o currículo a partir de uma perspectiva decolonial, epistemológica e metodológica. O objetivo principal é investigar se os cursos de Direito avaliados pelo ENADE 2018 inserem nos currículos questões ligadas à tecnologia, e que tipo de concepção defendem ao formar seus profissionais. Para tanto, busca-se interrogar os cursos de Direito, ancorado nos estudos decoloniais e na proposta de ecologia dos saberes, sob a perspectiva de Boaventura de Souza Santos. Traz conceitos de tecnologia e novas tecnologias para examinar a relação entre Direito e novas tecnologias a partir do estudo do ensino jurídico, para averiguar no currículo se há avanços. Fundamentado nos estudos de Sacristán, apresenta-se as principais teorias de currículo. A tecnologia precisa ser integrada ao mesmo e deve contribuir para as discussões que envolvem o cotidiano. A partir de uma perspectiva qualitativa, seleciona-se três cursos de Direito de Minas Gerais, com reconhecimento de nota no ENADE de 2018, para investigar se estes inserem disciplinas ligadas à tecnologia em sua matriz curricular. Nesse sentido, a pesquisa revelou que: a) não há avanço tecnológico na matriz curricular, ainda que haja a Resolução CNE/CES 2/2021 que inclui a disciplina de Direito Digital; b) há na extensão e pesquisa Diálogos Ligados à Tecnologia; c) não foi encontrado saberes multidisciplinares de Boaventura de Souza Santos no currículo; e, d) o currículo é uma tecnologia voltada para manter o eurocentrismo. A análise de instituições selecionadas, com o objetivo de compreender se os currículos têm incorporado minimamente a questão tecnológica, se baseia no fato de que a tecnologia avançou em paralelo ao Direito e ao ensino, se mostrando necessário buscar indícios de que seus sujeitos estão se preparando para a sociedade da informação. Por esse motivo, torna-se fundamental discutir as questões que envolvem os cursos de Direito, currículo e tecnologia, cuja abordagem metodológica possibilita a reflexão sobre como tais relações se sustentam e se efetivam.-
Descrição: dc.descriptionThis research discusses the relationship between Law, Technology and Curriculum courses from a decolonial, epistemological and methodological perspective. The main objective is to investigate whether the Law courses evaluated by ENADE/2018 include issues related to technology in their curricula and what type of conception they defend when training their professionals. Therefore, we seek to present the Law courses, anchored in decolonial studies and in the proposal for the ecology of knowledge, from the perspective of Boaventura de Souza Santos. It brings concepts of technology and new technologies to examine the relationship between law and new technologies from the study of legal education, to check the curriculum for advances. Based on Sacristán studies, the main curriculum theories are presented. Technology needs to be integrated into the curriculum and should contribute to discussions that involve everyday life. From a qualitative perspective, 3 Law courses from Minas Gerais with grade recognition in the 2018 ENADE are selected, to investigate whether they include technology-related disciplines in their curriculum. In this sense, the resolution revealed that: a) there is no technological advance in the curriculum, even though there is the curriculum matrix CNE/CES no 2/2021, which includes a discipline of Digital Law; b) there are dialogues related to technology in extension and research; c) no multidisciplinary knowledge of Boaventura de Souza Santos was found in the curriculum; e) the curriculum is an allowed technology to maintain Eurocentrism. The analysis of selected institutions, with the objective of understanding whether the curricula have minimally incorporated the technological issue is based on the fact that technology has advanced in parallel with Law and teaching, proving necessary to seek evidence that their subjects are preparing to information society. For this reason, it is essential to discuss the issues involving courses in Law, curriculum and technology, whose methodological approach enables reflection on how such relationships are sustained and effective.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/10/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectSujeitos-
Título: dc.titleNovas tecnologias no currículo dos cursos de Direito : avanços e desafios.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.