
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lacerda, Kíssyla Christine Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Fabiana Cristina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Cássia Regina Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Mota, Bruna Eugênia Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Muñoz, Pedro Maria Guerra | - |
| Autor(es): dc.creator | Berger, William | - |
| Autor(es): dc.creator | Vilete, Liliane Maria Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | Bearzoti, Eduardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Gabriela Guerra Leal de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19505 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1038/s41598-024-51813-1 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012933 | - |
| Descrição: dc.description | Individuals with severe depressive symptoms present diminished facial expressions compared to healthy individuals. This reduced facial expression, which occurs in most depressive patients could impair social relationships. The current study sought to investigate whether pictures with social interaction cues could elicit diferent modulations of facial expressions and mood states in individuals with depressive symptoms compared to healthy individuals. A total of 85 individuals were divided into depressive and non-depressive groups based on their beck depression inventory scores. Participants viewed pictures containing neutral (objects), afliative (people interacting socially), and control (people not interacting) scenes. Electromyographic signals were collected during the entire period of visualization of the blocks, and emotional questionnaires were evaluated after each block to assess sociability and altruism (prosocial states). In non-depressed individuals, afliative pictures increased the activity of the zygomatic muscle compared to both neutral and control pictures and reduced fear of rejection compared to neutral pictures. During the visualization of the afliative block, zygomatic major muscle activation was higher and fear of rejection was lower in the non-depressive individuals than in the depressive. These efects refected the low expressions of smiling and sociability to afliative pictures in depressive individuals. These fndings highlight the importance of smiling and prosocial states in social interactions, especially in these individuals. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This article is under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if changes were made. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Título: dc.title | High depressive symptomatology reduces emotional reactions to pictures of social interaction. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: