Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Miranda, Dayse Garcia | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Anelise Fonseca | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19361 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012908 | - |
Descrição: dc.description | Based on a bibliographical review and re-readings of different authors, we aim to bring visibility to the discussion regarding intermodal bilingualism and, consequently, to present a reflection on the acquisition of the first and second languages (L1 and L2) by deaf children. We aim to highlight the importance of the first language, in this case, sign language, as a means for developing competence in the second language, the oral language, in its written modality. We divided the article into an explanation of the contact of deaf children with sign language (SL) as their first language. It discusses the development of oral language (OL) as the second language: first addressing writing and then moving on to issues related to reading. Finally, it reflects on using visual resources and how these visual modes can enhance the second language teaching and learning process for deaf children. | - |
Descrição: dc.description | A partir de uma revisão bibliográfica, releituras de diferentes autores, intenciona-se dar visibilidade à discussão quanto ao bilinguismo intermodal e, assim, apresentar uma reflexão sobre a aquisição da primeira e segunda línguas (L1 e L2) por crianças surdas. Objetiva ecoar quanto à importância da primeira língua, nesse caso, a língua de sinais, como meio para o desenvolvimento da competência da L2, língua oral, modalidade escrita. O artigo se divide em uma explanação sobre o contato da criança surda com a língua de sinais (LS), como primeira língua e discute o desenvolvimento na língua oral (LO) como segunda língua: primeiramente, tratando da escrita e, em seguida, segue-se para questões relacionadas à leitura. Por fim, apresenta uma reflexão sobre os recursos imagéticos e como estes modos visuais podem engrandecer o processo de ensino e aprendizado de segunda língua para as crianças surdas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This research/review article is distributed under the terms of the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0). You must give appropriate credit to authors and reference this article if parts of the article are reproduced in any manner. Applicable licensing terms are at https://creative commons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deafness | - |
Título: dc.title | Intermodal bilinguals : acquisition of sign language as L1 and written language as L2. | - |
Título: dc.title | Bilíngues intermodais : aquisição da Língua de Sinais como L1 e da Língua Escrita como L2. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: