Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Hirsch, Irene Ruth | - |
Autor(es): dc.creator | Milton, John | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16173 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://akjournals.com/view/journals/084/6/2/article-p243.xml | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1556/Acr.6.2005.2.5 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012899 | - |
Descrição: dc.description | This article examines American cultural influences in Brazil, particularly in terms of translations published in Brazil. It proposes that the great majority of American books published occupied a conservative position in the Brazilian literary system, and in certain periods, such as the post-1964 military dictatorship, the US government financed the publication of American works translated into Portuguese in order to help to provide the right-wing military government with a cultural focus. However, the importation of American literature has been seen in very different ways: in the late 19th and early 20th centuries the cheapness of American culture and the global aims of the future superpower were already being criticized. For others, America meant democracy and an economic model to emulate. In the 1920s and 1930s the publisher, translator and writer of children’s stories, Monteiro Lobato, saw the importation of American ideas and technology as a way of taking Brazil out of its backwardness, and expected translations of American works to counterbalance the dominant French trends. In the most repressive years of the military dictatorship, from the end of 1968 to the mid-seventies, the translation of Beat poetry acted as a form of protest. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | American literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nationalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publishing houses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture industry | - |
Título: dc.title | Translation and Americanism in Brazil 1920–19701. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: