O cotidiano escolar da educação infantil e suas artes de fazer : as astúcias de mulheres professoras.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAndrade, Fernanda Batista Moreira de-
Autor(es): dc.creatorTorres, Marco Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19557-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14295/de.v11i1.15421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012894-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta parte de uma pesquisa em andamento, que tem por objetivo analisar a dinâmica e os efeitos da experiência docente de mulheres professoras da educação infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Trata-se da revisão de literatura das principais noções que servem para as análises da pesquisa: experiência ética em Michel Foucault e astúcias em Michel de Certeau. Entende-se que as professoras analisadas, por meio de um certo número de astúcias, agem, no cotidiano escolar, a partir de outros esquemas e com base em outros saberes, operando resistências, rupturas e desvios em relação às recomendações oficiais e teóricas. Nesse sentido, elas criam, por meios dessa prática, um estilo de docência próprio, ou seja, uma determinada experiência docente.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo presenta parte de una investigación en curso, que tiene como objetivo analizar la dinámica y los efectos de la experiencia docente de las profesoras mujeres de la educación infantil en la Red Municipal de Belo Horizonte. Se trata de una revisión bibliográfica de las principales nociones que sirven para el análisis de la investigación: experiencia ética en Michel Foucault y astucia en Michel de Certeau. Se entiende que las profesoras analizadas, por medio de un cierto número de artimañas, actúan, en el cotidiano escolar, desde otros esquemas y con base en otros saberes, operando resistencias, rupturas y desviaciones en relación a las recomendaciones oficiales y teóricas. En este sentido, ellas crean, a través de esa práctica, un estilo de docencia propio, es decir, una determinada experiencia docente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência docente-
Palavras-chave: dc.subjectMichel Foucault-
Palavras-chave: dc.subjectCotidianos escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleO cotidiano escolar da educação infantil e suas artes de fazer : as astúcias de mulheres professoras.-
Título: dc.titleEl cotidiano escolar de educación infantil y sus artes de hacerlo : las astucias de las mujeres profesoras.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.