Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha Segundo, Jackson da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Ricardo Azoubel da Mota | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Andrea Regina Dias da | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Rafael Cesário | - |
Autor(es): dc.creator | Lemes, Igor José Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19055 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10168664.2023.2249937 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1080/10168664.2023.2249937 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012861 | - |
Descrição: dc.description | When solving nonlinear algebraic equations that arise from discretization using the finite element method (FEM), it is often observed that the standard Newton Raphson (N-R) iteration either fails to converge or necessitates a large number of iterations in the vicinity of critical points. This work proposes an additional numerical strategy, known as the Potra-Pták iterative cycle, to improve the efficiency of solving highly nonlinear structural problems. Therefore, the focus here is on making the nonlinear solver more robust and efficient, allowing the analysis of more complex nonlinear structures. In the Potra-Pták iterative cycle, two corrections of the objective function (energy function) are performed. The introduction of a second correction in the iterative cycle makes the Potra-Pták strategy more efficient than the standard or modified NR iterations. This numerical strategy was implemented in the homemade Computational System for Advanced Structural Analysis (CS-ASA) program. The program is based on the FEM and is capable of performing static and dynamic nonlinear analysis of steel, concrete, and composite structures, and its efficiency is then verified through the analysis of slender frames and arches. The algorithm details for solving the nonlinear structural problem, characterized by the Potra-Pták scheme, are provided. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Potra-Pták iterative cycle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newton-Raphson method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nonlinear structure problem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
Título: dc.title | Applying Potra-Pták iterative cycle for solving highly nonlinear structural problems. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: