Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matos, Daniel Abud Seabra | - |
Autor(es): dc.contributor | Brown, Gavin Thomas Lumsden | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Daniel Abud Seabra | - |
Autor(es): dc.contributor | Brown, Gavin Thomas Lumsden | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano Campos da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Gleiber Couto | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Yasmin Maria Marzano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18453 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012840 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio de desenhos, as concepções de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação de estudantes do Ensino Superior, assim como a relação entre essas concepções. Utilizamos dados das pesquisas de Matos (2010) e Landim (2015), que analisaram concepções de avaliação dos estudantes. Como referencial teórico, apresentamos os conceitos de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação, a partir de concepções diversas. Incluímos exemplos de trabalhos, sobretudo da literatura internacional, que se propuseram a analisar essas concepções por meio de desenhos. Não encontramos trabalhos que analisassem as concepções de currículo dos alunos por meio de desenhos. Nossa amostra foi composta por estudantes do Ensino Superior (N = 100; 46 homens e 54 mulheres; idade M = 28,9 anos; DP = 7.99) de duas Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais: uma universidade federal (N = 24) e um centro universitário privado (N = 76), de 16 cursos de graduação. Na tarefa de desenho estruturado, os alunos tiveram de desenhar o modo como entendiam o relacionamento entre ensino, aprendizagem, currículo e avaliação, além de escrever uma explicação sobre ele. Como metodologia, primeiro, utilizamos análise de conteúdo para a classificação dos desenhos. Criamos oito categorias de análise e também utilizamos as mesmas categorias de Landim (2015), o que totalizou 16 categorias. Depois, realizamos uma análise correlacional entre categorias da nossa pesquisa e da pesquisa de Landim (2015), em uma triangulação de dados. Dentre os principais resultados, destacamos: os alunos consideraram todos os elementos como importantes, pois a grande maioria usou os quatro conceitos de maneira conectada. No entanto, alguns conceitos foram mais relevantes que outros: o ensino tendeu a ser considerado pelos estudantes como a base necessária e a fonte primordial que alimenta os demais. A avaliação, de forma geral, foi entendida como algo acessório, periférico e injusto. A inter-relação e a dependência entre os conceitos apresentaram um padrão de causalidade específico na maior parte dos desenhos: o ensino foi o elemento causal ou de origem, e a avaliação foi o elemento dependente/final. Esse resultado esteve associado a uma concepção de avaliação como algo mais isolado e que acontece ao final do processo de ensino e aprendizagem. A ideia de correção foi destacada pelos sujeitos, que associaram a avaliação a elementos como notas, conceitos e correções elaborados pelo professor. Assim, diversos dados apontaram para uma visão da avaliação como algo separado e apenas quantitativo. Em relação à análise correlacional, emoções negativas e opressão (r = 0,56) e monitoramento e opressão (r = 0,60) apresentaram as correlações mais altas: na medida em que a opressão (ideia de pressão e sobrecarga sobre os estudantes) aumenta, as emoções negativas aumentam; conforme aumenta o monitoramento (sensação de vigilância e de estar sendo controlado pelos professores), aumenta a opressão. Na análise de correlação tetracórica entre as mesmas categorias da nossa pesquisa com a de Landim (2015), os coeficientes mais altos foram das categorias imprecisão, opressão, competição e caráter processual (entre 0,47 e 0,58). Podemos afirmar que existiu uma tendência dessas categorias terem sido representadas nos dois tipos de desenhos (livre e estruturado), o que indica certo padrão nas concepções dos estudantes. Uma limitação deste estudo diz respeito à categorização ter sido feita por apenas um pesquisador, uma vez que o método ideal é a concordância de juízes, em que mais de um avaliador classifica os desenhos. Reiteramos a necessidade de pesquisas futuras que investiguem concepções de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação dos estudantes a partir de desenhos e de diferentes métodos, com o intuito de considerar o ponto de vista dos alunos. Em nossa revisão bibliográfica, observamos que existe pouca utilização de desenhos na área educacional, em especial no Brasil. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research was to analyze, through drawings, the conceptions of teaching, learning, curriculum and assessment of Higher Education students, as well as the relationship between these conceptions. We used data from research by Matos (2010) and Landim (2015), which analyzed students' conceptions of assessment. As a theoretical framework, we present the concepts of teaching, learning, curriculum and assessment, based on different concepts. We include examples of works, especially from international literature, that set out to analyze these conceptions through drawings. We did not find works that analyzed students' conceptions of curriculum through drawings. Our sample was composed of Higher Education students (N = 100; 46 men and 54 women; age M = 28.9 years; SD = 7.99) from two HEIs in Minas Gerais: a federal university (N = 24) and a center private university (N = 76), from sixteen different undergraduate courses. In the structured drawing task, students had to draw how they understood the relationship between teaching, learning, curriculum and assessment, and write an explanation about it. As a methodology, we first used content analysis to classify the drawings. We created eight categories of analysis, in addition to using the same categories as Landim (2015), totaling 16 categories. Then, we carried out a correlational analysis both between categories from our research and with categories from Landim's research (2015), performing data triangulation. Among the main results, we highlight: students considered all elements as important, as the vast majority used the four concepts (teaching, learning, curriculum and assessment) in a connected way. However, some concepts were more relevant than others: teaching tended to be considered by students as the necessary basis and the primordial source that feeds the other elements. Evaluation, in general, was understood as something accessory, peripheral and unfair. The interrelationship and dependence between the concepts presented a specific pattern of causality in most of the designs: teaching was the causal or originating element and assessment was the dependent/final element. This result was associated with a conception of assessment as something more isolated and that happens at the end of the teaching and learning process. The idea of correction was highlighted by the subjects, associating the assessment with elements such as notes, concepts and corrections prepared by the teacher. Thus, several data pointed to a view of evaluation as something separate, peripheral, unfair and only quantitative. Regarding the correlational analysis, negative emotions and oppression (r = 0.56) and monitoring and oppression (r = 0.60) presented the highest correlations: to the extent that oppression (idea of pressure and overload on students) increases, negative emotions also increase; as monitoring increases (the feeling of surveillance and being controlled by teachers), oppression also increases. In the tetrachoric correlation analysis between the same categories of our research and that of Landim (2015), the highest coefficients were in the categories of imprecision, oppression, competition and procedural character (between 0.47 and 0.58). We can say that there was a tendency for these categories to be represented in both types of drawings (free and structured), indicating a certain pattern in the students' conceptions. A limitation of our study concerns the fact that categorization was carried out by just one researcher, the ideal method being the agreement of judges, where more than one evaluator classifies the drawings. We reiterate the need for future research that investigates conceptions of teaching, learning, curriculum and student assessment based on drawings and different methods, with the aim of considering the students' point of view. In our literature review, we observed that there is little use of drawings in the educational area, especially in Brazil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
Título: dc.title | Concepções de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação de estudantes do ensino superior : uma análise por meio de desenhos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: