
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Rafael Venâncio | - |
| Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17304 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012826 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo tem o intuito de analisar as contribuições das fotografias para se abordar o conceito de lugar em aulas de Geografia nos anos iniciais da Educação Básica. Busca-se, também, refletir tanto sobre o potencial das fotografias disponibilizadas em livros didáticos para se promover o processo de mediação pedagógica quanto das originadas por meio de smartphones, em relação ao cotidiano dos alunos. Os objetivos desse estudo se resumem em buscar alternativas que ampliem as mediações pedagógicas no ensino da Geografia, bem como promover ações que fortaleçam a utilização de imagens fotográficas como instrumento didático em sala, contribuindo para a compreensão dos conceitos geográficos. Não obstante, objetiva-se, neste estudo, alargar as possibilidades de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem das crianças, assim como introduzir as tecnologias nas aulas de Geografia. Para tal, nessa investigação de cunho eminentemente qualitativo, procedeu-se a uma revisão junto à literatura específica que trata sobre a temática elencada, ou seja, ensinar Geografia para crianças, o conceito de lugar, o livro didático e uso/mediação pedagógica por meio de fotografias. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo tiene como objetivo analizar los aportes de las fotografías para abordar el concepto de lugar en las clases de Geografía en los primeros años de la Educación Básica. También busca reflexionar tanto sobre el potencial de las fotografías puestas a disposición en los libros de texto para promover el proceso de mediación pedagógica como las originadas a través de los teléfonos inteligentes, en relación con la vida cotidiana de los estudiantes. Los objetivos de este estudio se pueden resumir en buscar alternativas que amplíen las mediaciones pedagógicas en la enseñanza de la Geografía, así como promover acciones que fortalezcan el uso de imágenes fotográficas como herramienta didáctica en el aula, contribuyendo a la comprensión de los conceptos geográficos. No obstante, el objetivo de este estudio es ampliar las posibilidades de los niños en relación con los procesos de enseñanza y aprendizaje, así como introducir tecnologías en las clases de Geografía. Para ello, en esta investigación de carácter eminentemente cualitativo, se realizó una revisión de la literatura específica que trata el tema enumerado, esto es, la enseñanza de la Geografía a los niños, el concepto de lugar, el libro de texto y el uso/mediación pedagógica. a través de fotografías. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | - |
| Título: dc.title | O conceito de lugar e as fotografias : contribuições para leitura de mundo. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: