Brechas sonoras : resistências e recriações. Esgarçando sistemas político-culturais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBuscacio, Cesar Maia-
Autor(es): dc.creatorBuarque, Virgínia Albuquerque de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16731-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34096/oidopensante.v10n2.10385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012799-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tematiza a promoção de brechas sonoras por parte de grupos subalternizados, entendendo-as como práticas de resistência e de parcial recriação das condições de existência frente a processos de exploração, espo- liação e até de aniquilação com que historicamente defrontam-se tais seg- mentos sociais. Consideramos que as brechas sonoras esgarçam postulados de legitimação identitária e hierárquica vinculadas a sensibilidades e racio- nalidades, contribuindo dessa maneira para fissurar a hegemonia de sistemas político-culturais estabelecidos na modernidade. Sugerimos, como hipótese, que as brechas sonoras assim procedem mediante uma tríplice operatória: 1) seu trânsito incessante, dificultando que sejam por completo capitalizadas ou reificadas; 2) sua imbricação ao sensório e à corporeidade, no acionamento de epistemologias distintas do uso instrumental; 3) sua invocação a ordens utópicas do social, através da interligação a cosmologias, ancestralidades etc. Procedemos, em desdobramento, a uma interpretação de brechas sonoras efetivadas por povos ameríndios e africanos/afrodescendentes nas terras de Minas no decorrer dos séculos XVIII e XIX. Em termos teóricos, funda- mentamos nossa reflexão principalmente no trabalho do historiador jesuíta Michel de Certeau, que abordando as sonoridades como o “outro” da escritura ocidental, indicou seu potencial como “artes do fazer” e “táticas” dos fracos.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo tematiza la promoción de brechas sonoras por parte de gru- pos subalternizados. Las brechas sonoras son consideradas prácticas de resistencia y de recreación parcial de las condiciones de existencia frente a los procesos de exploración, espoliación y hasta aniquilación a los que históricamente se enfrentan tales grupos. Consideramos que las brechas sonoras desgarran postulados de legitimización identitaria y jerárqui- ca vinculados a sensibilidades y racionalidades que contribuyen, de esta manera, a fisurar la hegemonía de los sistemas político-culturales esta- blecidos en la modernidad. Sugerimos, como hipótesis, que las brechas sonoras proceden mediante una triple operatoria: 1) transitan incesan- temente dificultando su capitalización y reificación; 2) se imbrican a lo sensorio y a la corporeidad en la activación de epistemologías particulares; 3) invocan órdenes utópicos de lo social, a través de la interconexión de cosmologías, ancestralidades, etc. Procedemos a una interpretación de las brechas sonoras activadas por pueblos amerindios, africanos y afro- descendientes, en las tierras del Estado de Minas Gerais, en el transcurso de los siglos XVIII y XIX. En términos teóricos, fundamentamos nuestra reflexión principalmente en el trabajo del historiador jesuita Michel de Certeau, que al abordar las sonoridades como el “otro” de la escritura occidental, indicó su potencial en términos de “las artes del hacer” y las “tácticas” de los débiles.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectSonoridades-
Palavras-chave: dc.subjectSubalternidade-
Palavras-chave: dc.subjectMichel de Certeau-
Título: dc.titleBrechas sonoras : resistências e recriações. Esgarçando sistemas político-culturais.-
Título: dc.titleBrechas sonoras : resistencias y recreaciones. Desgarrando sistemas político-culturales.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.