Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da gamifcação : um estudo com futuros professores de Matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Amanda Cristina-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, José Fernandes da-
Autor(es): dc.creatorBreda, Adriana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:23:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:23:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012728-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem por objetivo analisar o Critério de Adequação Didática Interacional revelado por dois futuros professores de Matemática no processo de elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva da Gamificação. A partir de três encontros formativos realizados por meio da plataforma Google Meet, anali- sou-se qualitativamente, a partir componentes e indicadores de Adequação Interacional propostos pela Abor- dagem Ontossemiotica, o plano de aula realizado pelos participantes na perspectiva gamificada. Desse modo, considerou-se como córpus de dados as gravações dos encontros bem como os materiais produzidos pelos participantes. A partir da análise, os dados evidenciaram que a utilização da Metodologia Gamificação fez com que o critério de Adequação Interacional se mostrassem mais evidente, visto que essa metodologia tem como fundamento a interação e inclusão dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to analyze the Interactional Didactic Adequacy Criterion revealed by two future Mathe- matics teachers in the process of elaborating a lesson plan involving the perspective of Gamification. From three training meetings carried out through the Google Meet platform, the lesson plan carried out by the participants in the gamified perspective was qualitatively analyzed, based on components and indicators of Interactional Adequacy proposed by the Ontosemiotic Approach. Thus, the recordings of the meetings as well as the ma- terials produced by the participants were considered as data corpus. From the analysis, the data showed that the use of the Gamification Methodology made the Interactional Adequacy criterion more evident, since this methodology is based on the interaction and inclusion of students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artículo es acceso abierto, distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios de adequação interacional-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicial de professores de matemática-
Título: dc.titleEvidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da gamifcação : um estudo com futuros professores de Matemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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