Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Amanda Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, José Fernandes da | - |
Autor(es): dc.creator | Breda, Adriana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19471 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012728 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem por objetivo analisar o Critério de Adequação Didática Interacional revelado por dois futuros professores de Matemática no processo de elaboração de um plano de aula envolvendo a perspectiva da Gamificação. A partir de três encontros formativos realizados por meio da plataforma Google Meet, anali- sou-se qualitativamente, a partir componentes e indicadores de Adequação Interacional propostos pela Abor- dagem Ontossemiotica, o plano de aula realizado pelos participantes na perspectiva gamificada. Desse modo, considerou-se como córpus de dados as gravações dos encontros bem como os materiais produzidos pelos participantes. A partir da análise, os dados evidenciaram que a utilização da Metodologia Gamificação fez com que o critério de Adequação Interacional se mostrassem mais evidente, visto que essa metodologia tem como fundamento a interação e inclusão dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to analyze the Interactional Didactic Adequacy Criterion revealed by two future Mathe- matics teachers in the process of elaborating a lesson plan involving the perspective of Gamification. From three training meetings carried out through the Google Meet platform, the lesson plan carried out by the participants in the gamified perspective was qualitatively analyzed, based on components and indicators of Interactional Adequacy proposed by the Ontosemiotic Approach. Thus, the recordings of the meetings as well as the ma- terials produced by the participants were considered as data corpus. From the analysis, the data showed that the use of the Gamification Methodology made the Interactional Adequacy criterion more evident, since this methodology is based on the interaction and inclusion of students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artículo es acceso abierto, distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critérios de adequação interacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Inicial de professores de matemática | - |
Título: dc.title | Evidências do uso do Critério de Adequação Interacional no planejamento de aulas sob a perspectiva da gamifcação : um estudo com futuros professores de Matemática. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: