Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freixo, André de Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor | Freixo, André de Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor | Mollo, Helena Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Gaio, Géssica Góes Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Klem, Bruna Stutz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012685 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação nasce a partir da vontade, de investigar a produção de conhecimento feita por mulheres dentro de uma área específica da história da historiografia brasileira na estruturação da pós-graduação em História no Brasil, através da documentação consultada, é possível observar aspectos muito mais complexos, gerando o interesse em testar os limites. Tendo isso em vista, uma grande quantidade de fontes foi consultada com dados relacionados a universidade com o objetivo apresentar observar os nomes e assuntos importantes para o campo, e se cristalizava ao redor dos cânones masculinos, pois a pesquisa era considerada uma carreira imprópria para a mulher pois gerariam o afastamento da vida familiar, do casamento e da maternidade. Com a efervescência do movimento feminista no Brasil nos anos 1980 e o crescente número de mulheres nas universidades há uma ampliação de pesquisas que fornecem um novo prisma, através de uma abordagem feminista e da epistemologia de gênero, que ajuda a evidenciar as relações de poder constitutivas da produção de conhecimento e que contribuem para a formação de redes de sociabilidade que influenciam na escolhas epistemológicas intelectuais. Dessa maneira, buscou- se explorar a possível invisibilidade da produção feminina dentro do campo e ainda em processo de transformação até hoje. | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to investigate the production of knowledge by women within a specific area of the history: the brazilian historiography in the structuring of postgraduate studies in History in Brazil. Through the consulted documentation, it was observed much more complex aspects, generating interest in testing the limits. Therefore, a large number of sources were consulted with university-related data to present the names and subjects of importance to the field, and crystallized around the male canons, as the research was considered an inappropriate career for women because they would lead to distancing them from family life, marriage and motherhood. With the effervescence of the feminist movement in Brazil in the 1980s and the growing number of women in universities, there is a broadening of research that provides a new prism through a feminist approach and gender epistemology that helps to highlight constitutive power relations of knowledge production and that contribute to the formation of sociability networks that influence the intellectual epistemological choices. Thus, we sought to explore the possible invisibility of female production in history and still in the process of transformation to this day. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/02/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiadoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectuais | - |
Título: dc.title | Historiadoras : aproximações femininas à história da historiografia brasileira. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: