
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ladeira, Vanessa Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11440 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://revista.uemg.br/index.php/Sulear/article/view/3372 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012645 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo, os autores apresentam a teoria que emergiu dos dados obtidos no estudo O Ensino do Conceito de Funções em um Ambiente Tecnológico: uma investigação qualitativa baseada na teoria fundamentada sobre a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como instrumentos mediáticos da aprendizagem. Durante a condução deste estudo, os dados coletados foram analisados e interpretados com a utilização dos pressupostos da Teoria Fundamentada, que é uma metodologia analítica que visou a elaboração desta teoria que emergiu da categoria central que foi identificada por meio das codificações aberta, axial e seletiva. Os resultados mostram que os participantes deste estudo trabalharam de maneira colaborativa e interativa para a realização das atividades propostas por meio da utilização dos dispositivos móveis como parceiros intelectuais no processo de aquisição do conhecimento matemático. Esses dispositivos auxiliaram os participantes a relacionarem as atividades realizadas no cotidiano com os conteúdos matemáticos estudados em sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | In this article, the authors present the theory that emerged from the data obtained in the study The Function Concept of Education in a Technological Environment: A qualitative research based on the theory based on the use of mobile devices in the classroom as media instruments of learning. During the conduct of this study, data were analyzed and interpreted using the assumptions of Grounded Theory, which is an analytical methodology aimed at the development of this theory that emerged from the central category that has been identified through the open coding, axial and selective. The results show that the study participants worked collaboratively and interactively to carry out the proposed activities through the use of mobile devices such as intellectual partners in the acquisition of mathematical knowledge process. These devices helped participants to relate the activities performed in daily life with the mathematical content studied in class. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem móvel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ubiquidade | - |
| Título: dc.title | Dispositivos móveis como instrumentos mediáticos para o ensino e aprendizagem em matemática na aprendizagem móvel. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: