Alfabetizar letrando : a eficiência de práticas situadas de letramento literário.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Hércules Tolêdo-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Rosângela Márcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20221-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012621-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, o conceito de letramento vem ganhando cada vez mais visibilidade e vem perpassando vários espaços da sociedade: está cada vez mais presente no discurso dos professores, nos documentos oficiais de instituições escolares, em artigos e dossiês de revistas especializadas e pedagógicas, em avaliações nacionais e internacionais de leitura e de escrita. O conceito de alfabetização, no sentido da aquisição do código escrito, por si só, já não basta. Por isso, fala-se cada vez mais em alfabetizar letrando. O presente estudo constitui parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Os referenciais teóricos do trabalho foram os estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Brian Street e Magda Soares. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diferentes pesquisadores brasileiros, e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. A investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, baseou-se na metodologia qualitativa, com um estudo de caso realizado por meio de observação de sala de aula e entrevistas semiestruturadas com professora, alunos e pais, numa escola de Ensino Fundamental da periferia da cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. Os resultados apontaram para a eficiência de práticas situadas de letramento literário, que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPimenta Cultural-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - (CC BY-NC-ND 4.0). Fonte: PDF do livro.-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literário-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literário-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Título: dc.titleAlfabetizar letrando : a eficiência de práticas situadas de letramento literário.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.