Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Autor(es): dc.creator | Magalhães, Rosângela Márcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20221 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012621 | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas, o conceito de letramento vem ganhando cada vez mais visibilidade e vem perpassando vários espaços da sociedade: está cada vez mais presente no discurso dos professores, nos documentos oficiais de instituições escolares, em artigos e dossiês de revistas especializadas e pedagógicas, em avaliações nacionais e internacionais de leitura e de escrita. O conceito de alfabetização, no sentido da aquisição do código escrito, por si só, já não basta. Por isso, fala-se cada vez mais em alfabetizar letrando. O presente estudo constitui parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral investigar e ampliar o diálogo sobre o que muda efetivamente na prática pedagógica e na sala de aula quando se passa a falar em alfabetizar letrando. Os referenciais teóricos do trabalho foram os estudos sobre alfabetização e letramento(s), fundamentados e desenvolvidos por pesquisadores da área, tais como Brian Street e Magda Soares. Também nos fundamentamos nos estudos consecutivos ao desenvolvimento das diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, que vem sendo estudado por diferentes pesquisadores brasileiros, e que tem se fortalecido bastante com o trabalho do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário – GPELL, no âmbito do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE da Faculdade de Educação da UFMG. A investigação, vinculada à linha de pesquisa Instituição Escolar, Formação e Profissão Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, baseou-se na metodologia qualitativa, com um estudo de caso realizado por meio de observação de sala de aula e entrevistas semiestruturadas com professora, alunos e pais, numa escola de Ensino Fundamental da periferia da cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. Os resultados apontaram para a eficiência de práticas situadas de letramento literário, que consistem o eixo do alfabetizar letrando na turma observada, formando uma comunidade de leitores ativos e autônomos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Pimenta Cultural | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional - (CC BY-NC-ND 4.0). Fonte: PDF do livro. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Título: dc.title | Alfabetizar letrando : a eficiência de práticas situadas de letramento literário. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: