Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pimenta Neto, Olímpio José | - |
Autor(es): dc.contributor | Pimenta Neto, Olímpio José | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Gustavo Bezerra do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rogério Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Pezzin, João Marcos Caliman | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20860 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012542 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como principal objetivo investigar as nuances conceito de fatum (destino) na filosofia de Friedrich Nietzsche, considerando sua presença desde os escritos juvenis até a fase intermediária, reconhecida como fase do espírito livre. Partindo do texto Fatum e História (1862), podemos assinalar a primeira incidência do conceito de destino em contraponto à livre- vontade. Deste primeiro contato, segue-se até A Gaia Ciência (1882), onde o conceito de destino é reinterpretado à luz dos conceitos de Eterno Retorno e Amor Fati, que aprofundam a reflexão sobre a liberdade e a aceitação incondicional da existência. A pesquisa mostra que, mesmo após o afastamento da vida acadêmica, Nietzsche mantém um diálogo contínuo com a tradição clássica, especialmente com as escolas estoica e epicurista. Ao relacionar o destino à necessidade, liberdade e afirmação da vida, podemos observar como filósofo constrói em seu quadro de pensamento uma maneira conciliar simultaneamente uma visão ética e cosmológica do mundo. Nas discussões finais concluímos que o conceito de fatum constitui um eixo fundamental para compreendermos a o pensamento de Nietzsche, e que ao contrário de um tema secundário, esta pode ser uma via promissora para acessarmos a filosofia do martelo. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to undertake a comprehensive investigation into the nuanced concept of fatum (destiny) within the philosophy of Friedrich Nietzsche, tracing its development from his early writings through to his intermediate period, commonly identified as the phase of the free spirit. Beginning with the text Fatum and History (1862), this study identifies the inaugural articulation of the concept of destiny in explicit contrast to free will. From this foundational moment, the analysis extends to The Gay Science (1882), wherein the notion of destiny is reinterpreted through the frameworks of Eternal Return and Amor Fati, thereby deepening the discourse on freedom and the unconditional affirmation of existence. Our research further demonstrates that, despite Nietzsche’s withdrawal from academic life, he maintains an ongoing engagement with classical philosophical traditions, particularly those of the Stoic and Epicurean schools. By situating destiny in relation to necessity, freedom, and life affirmation, the study reveals how Nietzsche constructs a conceptual framework that simultaneously reconciles ethical and cosmological perspectives. Ultimately, the findings affirm that the concept of fatum constitutes a pivotal axis for understanding Nietzsche’s philosophy and, contrary to being a marginal concern, offers a promising avenue for engaging with hammer philosophy. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/08/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Friedrich Wilhelm Nietzsche | - |
Palavras-chave: dc.subject | Destino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eterno retorno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | Investigação sobre o conceito de Fatum em Nietzsche. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: