Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorisu, Edmilson Minoru-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012513-
Descrição: dc.descriptionConhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.-
Descrição: dc.descriptionKnowing and appropriating the knowledge that is being discussed/produced in Mathematics Education is of fundamental importance for the training of future Mathematics teachers. However, how has this been possible for students in undergraduate courses in Mathematics? This text presents the report of an experience lived in / by a first period class of the degree course in Mathematics of the Universidade Federal de Ouro Preto whose objective was to enable students to construct a definition of Mathematical Modeling from practical and theoretical stages of the same activity. It was verified, through the answers given to a questionnaire that the students were able to arrive at definitions of Mathematical Modeling in Mathematical Education in a coherent way connecting the practical part and the theoretical part of the activity-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista de Educação Matemática - Tangram estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Permite a adaptação desde que se compartilhe com a mesma licença. Fonte: Revista de Educação Matemática <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos sobre educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de licenciatura em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge about mathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modeling-
Título: dc.titleConstruindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.-
Título: dc.titleBuilding ideas about mathematics education in a degree course in mathematics : a modeling experience.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.