
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Falcão, Denise | - |
| Autor(es): dc.creator | Isayama, Hélder Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15719 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34916 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012488 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo a analisar mudanças ocorridas no carnaval de rua de Belo Horizonte, entre os anos de 2010 e 2020, que o transformou no maior evento turístico-cultural da cidade. O estudo de natureza qualitativa e utilizou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, a fala de atores que participam da organização da festa e entrevistas semiestruturadas com representantes de blocos de rua e gestores públicos. A perspectiva crítica da análise revela que desde os primórdios dessa festa, essa efervescência coletiva apresenta traços de insurgências sociais populares e de tentativas de organização da festa pelo poder público, processo semelhante ao que acontece atualmente com a festa na capital mineira. No entanto, a essa festa nacional sofre interferências diretas de um mercado econômico cultural que atua na e para a festa. O esforço foi de trazer à tona relações que se estabeleceram entre um carnaval como foco e engajamento com pautas políticas- sociais, alicerçado em um cenário mercadológico. Muitas dessas tensões surgiram no fazer e na apropriação do carnaval pela sociedade, nas lutas, nas reivindicações e nas irreverências dos atores sociais apontando o jogo de forças político-econômico-social entre os que fazem a festa (população), os gestores públicos e o mercado econômico. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to analyze changes that occurred in Belo Horizonte's street carnival, between 2010 and 2020, which turned it into the biggest tourist-cultural event in the city.The study was qualitative and used bibliographical and documentary research as methodological procedures, the speech of actors who participate in the organization of the party and semi-structured interviews with representatives of street blocks and public managers.The critical perspective of the analysis reveals that since the beginnings of this party, this collective effervescence presents traces of popular social insurgencies and attempts by the government to organize the party, a process similar to what currently happens with the party in the capital of Minas Gerais. However, this national festival is directly influenced by a cultural economic market that operates in and for the festival.The effort was to bring to light the relationships that were established between a carnival as a focus and engagement with political-social agendas, based on a market scenario.These tensions originated in the making and appropriation of carnival by society, in the struggles, claims and irreverence of social actors, pointing to the political-economic-social forces play between those who make the party (population), public administrators and theeconomic market. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividades de lazer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Consumo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leisure activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
| Título: dc.title | Carnaval de rua em Belo Horizonte : interstícios de insurgências sociais e de apropriações do mercado cultural (2010 a 2020). | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: