Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12262 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012484 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to present the profile and activities valued by teachers who teach science in the early years of elementary school in the city of Mariana-MG. Data collection was performed by applying questionnaires distributed to 55 teachers from public schools. The analysis of the results showed that, although the vast majority of the teachers had a college degree and, therefore, attended methodological disciplines about science teaching, the course did not influence their practices. It is concluded that although the teachers do not deny the importance of science classes, this knowledge does not have the same status as Portuguese and math classes. For the teachers researched, experimental activities such as those performed in science classes are not part of the daily routine of their pedagogical practices, although they do not deny the importance of this discipline. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: o próprio artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early years of elementary school | - |
Título: dc.title | Perfil e prática docente das professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. | - |
Título: dc.title | Teaching profile and practice of teachers teaching sciences in the initial series. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: