Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Daiane Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Cota, Renata Guerra de Sá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11033-020-05916-3> | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s11033-020-05916-3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012475 | - |
Descrição: dc.description | Scientifc advances in recent decades have revealed an incredible degree of plasticity in gene expression in response to various environmental, nutritional, physiological, pathological, and behavioral conditions. Epigenetics emerges in this sense, as the link between the internal (genetic) and external (environmental) factors underlying the expression of the phenotype. Methylation of DNA and histone post-translationa modifcations are canonical epigenetic events. Additionally, noncoding RNAs molecules (microRNAs and lncRNAs) have also been proposed as another layer of epigenetic regulation. Together, these events are responsible for regulating gene expression throughout life, controlling cellular fate in both normal and pathological development. Despite being a relatively recent science, epigenetics has been arousing the interest of researchers from diferent segments of the life sciences and the general public. This review highlights the recent advances in the characterization of the epigenetic events and points promising use of these brands for the diagnosis, prognosis, and therapy of diseases. We also present several classes of epigenetic modifying compounds with therapeutic applications (so-call epidrugs) and their current status in clinical trials and approved by the FDA. In summary, hopefully, we provide the reader with theoretical bases for a better understanding of the epigenetic mechanisms and of the promising application of these marks and events in the medical clinic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | DNA methylation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histone post-translational modifcations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-coding RNAs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidrugs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinical Trials | - |
Título: dc.title | Uncovering epigenetic landscape : a new path for biomarkers identification and drug development. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: