As virtudes do entalhador Francisco Xavier de Brito na decoração da capela-mor da Matriz do Pilar em Ouro Preto e os funerais de D. João V.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Célio Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012458-
Descrição: dc.descriptionEm 1746 o entalhador português Francisco Xavier de Brito ajusta com a Irmandade do Santíssimo Sacramento as obras de decoração da capela-mor da igreja de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. Trata-se de uma obra de fôlego, na qual o artista irá trabalhar até sua morte ocorrida na véspera de Natal do ano de 1751. No decorrer da obra, o artista é requisitado para elaborar e fazer o mausoléu em honra à memória do Rei D. João V, falecido em julho de 1750. A partir dessas constatações, pretendemos refletir sobre a atuação do artista nas obras da igreja, em especial sobre as interferências ou não que poderiam ter ocorrido na decoração da capela-mor após a desmontagem do mausoléu, com o aproveitamento de figuras utilizadas neste monumento fúnebre, entre as quais as das sete Virtudes que hoje se situam nas paredes laterais, acima das tribunas.-
Descrição: dc.descriptionIn 1746 the Portuguese carver Francisco Xavier de Brito adjusted with the Brotherhood of the Blessed Sacrament the decoration works of the chancel of the church of Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. It is a breathtaking work, in which the artist will work until his death on Christmas Eve of 1751. During the course of the work, the artist is required to design and make the mausoleum in honor of King D’s memory. João V, deceased in July 1750. From these findings, we intend to reflect on the artist’s performance in the church works, especially on the interference or not that could have occurred in the decoration of the chancel after the dismantling of the mausoleum, with the use of figures used in this funeral monument, including those of the seven Virtues that are today located on the side walls, above the tribunes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAs publicações da Revista Imagem Brasileira podem ser reproduzidas por qualquer meio, desde que citada a fonte. Fonte: Revista Imagem Brasileira <https://www.eba.ufmg.br/revistaceib/index.php/imagembrasileira/about>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEscultura-
Palavras-chave: dc.subjectVirtudes-
Palavras-chave: dc.subjectMausoléu-
Palavras-chave: dc.subjectFrancisco Xavier de Brito-
Palavras-chave: dc.subjectArte barroca-
Título: dc.titleAs virtudes do entalhador Francisco Xavier de Brito na decoração da capela-mor da Matriz do Pilar em Ouro Preto e os funerais de D. João V.-
Título: dc.titleThe virtues of carver Francisco Xavier de Brito in the decoration of the main chapel of the Pilar Church in Ouro Preto and D. João V funerals.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.