
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franco, Marco Antônio Melo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Franco, Marco Antônio Melo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Siomara Aparecida da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alviano Júnior, Wilson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lustosa, Francisca Geny | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendes, Enicéia Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Fabrício de Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20283 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012446 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga as trajetórias formativas e o exercício profissional de professores de Educação Física com deficiência física, servidores efetivos da rede pública Estadual de Minas Gerais. Em um campo historicamente vinculado ao ideal de corpo atlético e performativo, o estudo problematiza as tensões entre inclusão e capacitismo, revelando como as experiências desses docentes desafiam normas estabelecidas e expõem barreiras estruturais, simbólicas e atitudinais. Por meio de entrevistas narrativas, as quais foram analisadas com o software Atlas.ti, emergiram relatos que desvelaram os impactos do capacitismo estrutural, desde a formação acadêmica até a prática docente, evidenciando a persistência de discursos que deslegitimam corpos fora do padrão normativo. A análise demonstrou que o conceito de superação, frequentemente exaltado, transfere a responsabilidade pela inclusão ao indivíduo, invisibilizando barreiras institucionais e culturais. Ao questionar o paradigma biomédico e normativo que historicamente sustenta a Educação Física, o estudo convocou a uma transformação cultural e epistemológica que reconheceu a diferença como valor central. Conclui-se que, para além de ajustes individuais, é urgente reconfigurar as bases estruturais e epistemológicas da Educação Física, promovendo políticas e práticas que rompam com a exaltação da normalização e valorizem todas as corporalidades. A presença de professores de Educação Física com deficiência física não deve ser vista como uma exceção heroica, mas, sim, como um convite à revisão crítica das dinâmicas de poder que perpetuam a exclusão. Por fim, a pesquisa reforçou a necessidade de se superar a mera adaptação individual e, em vez disso, reestruturar a própria lógica do campo da Educação Física. Em meio a discursos que romantizam a história de sucesso de um professor de Educação Física com deficiência física, como se isto fosse uma exceção e não a realidade de muitos profissionais, urge a inclusão de todas as corporalidades, eliminando a ideia de que haja corpos mais ou menos aptos para o magistério. É urgente implementar políticas e práticas que não façam da docência um teste de resistência individual. | - |
| Descrição: dc.description | This research investigates the educational trajectories and professional practice of Physical Education teachers with physical disabilities, who are permanent employees of the public school system in the state of Minas Gerais. In a field historically linked to the ideal of an athletic and performative body, the study problematizes the tensions between inclusion and ableism, revealing how the experiences of these teachers challenge established norms and expose structural, symbolic and attitudinal barriers. Through narrative interviews analyzed with the Atlas.ti software, reports emerged that reveal the impacts of structural ableism from academic training to teaching practice, evidencing the persistence of discourses that delegitimize bodies that do not conform to the normative standard. The analysis demonstrates how the concept of overcoming, often exalted, transfers the responsibility for inclusion to the individual, making institutional and cultural barriers invisible. By questioning the biomedical and normative paradigm that historically supports Physical Education, the study called for a cultural and epistemological transformation that recognized difference as a central value. The research concludes that, beyond individual adjustments, it is urgent to reconfigure the structural and epistemological bases of Physical Education, promoting policies and practices that break with the exaltation of normalization and value all corporalities. The presence of Physical Education teachers with physical disabilities should not be seen as a heroic exception, but as an invitation to critically review the power dynamics that perpetuate exclusion. Finally, the research reinforces the need to overcome mere individual adaptation and, instead, restructure the very logic of the field of Physical Education. Amidst discourses that romanticize the success story of a Physical Education teacher with physical disabilities, as if it were an exception, it is urgent to include all corporalities, eliminating the idea that there are bodies more or less suitable for teaching Physical Education. It is urgent to implement policies and practices that do not make teaching a test of individual endurance. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos - discriminação | - |
| Título: dc.title | O professor de educação física com deficiência física : da trajetória de formação ao exercício da profissão. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: