Agentização : aplicações em modelos de organização industrial.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrenechea, Martin Harry Vargas-
Autor(es): dc.contributorBarrenechea, Martin Harry Vargas-
Autor(es): dc.contributorTorres, Carlos Eduardo da Gama-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marcelo Aparecido Cabral-
Autor(es): dc.creatorClementino, José Bruno do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:22:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:22:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012434-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionAgentização se refere à situação em que modelos teóricos de economia são transformados em modelos computacionais por meio da flexibilização de suposições presentes nos modelos teóricos, que garantem a tratabilidade dos mesmos. Esse trabalho trata da agentização de dois modelos da área de organização industrial, dando foco especial em fusões horizontais. O primeiro modelo descreve a situação em que firmas estão numa competição de Bertrand com produtos diferenciados, na qual firmas escolhem preços de modo a maximizar seus lucros. Quantidades são escolhidas na segunda versão do modelo, que é o caso de Cournot. Desenvolvidas ao longo deste trabalho foram as versões baseadas em agentes em que firmas não possuem conhecimento a respeito da demanda do sistema em que estão inseridas. Os modelos baseados em agentes foram capazes de reproduzir resultados qualitativos e quantitativos de suas versões teóricas. De modo a garantir a reprodução dos resultados obtidos, os modelos foram integralmente disponibilizados.-
Descrição: dc.descriptionAgentization refers to the situation in which theorical economics models are tranformed into computational ones through the flexibilization of assumptions that are present in theoretical models, which supports their tractability. This work deals with the agentization of two models in the area of industrial organization, giving special focus to horizontal mergers. The first model describes the situation in which firms are engaged in a Bertrand with differentiated products competition, in which firms choose prices in order to maximize their profits. Quantities are chosen by firms in the second model, which is the Cournot case. Developed along this work are agent-based versions of these models in which firms do not know the demand they are facing. The agent-based versions were capable of reproducing qualitative and quantitative results from the theoretical versions. In order to guarantee reproduction of the obtained results, the models were provided in their entirety.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 181/02/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - fusão e incorporação-
Palavras-chave: dc.subjectOrganização industrial - teoria econômica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos jogos-
Título: dc.titleAgentização : aplicações em modelos de organização industrial.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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