Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Cláudio Lúcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Cláudio Lúcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Diniz, Margareth | - |
Autor(es): dc.contributor | Schimidt, Sarai Patrícia | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Rondon Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012385 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A produção e estruturação das mídias audiovisuais educativas, em especial da TV Escola, é analisada, nesta pesquisa, a partir do referencial teórico de Michel Foucault e de outros pesquisadores sobre a constituição da verdade, entremeada nas relações de poder-saber e governo. O objetivo é verificar os procedimentos de constituição da verdade e suas possíveis articulações com o poder-saber e com determinadas governamentalidades. As Tecnologias de Informação e Comunicação têm adquirido relações múltiplas com as práticas pedagógicas nos últimos anos, tornando-se meio diferenciado para o ensino e a formação continuada. A mídia audiovisual educativa é um desses meios. Para sua contextualização, faz-se um breve histórico dos meios audiovisuais educativos e, na sequência, as produções da TV Escola são apreciadas com base em princípios foucaultianos de constituição da verdade, a saber: a relação com a econômica e política, o fomento ao consumo de modelos de sucesso, os arrolamentos com os aparelhos de controle e no confronto social, e a construção da veridicção nas práticas científicas. A dissertação é concluída com a confirmação da aplicação dos princípios e a sinalização de possíveis efeitos e caminhos de continuidade da pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | The production and structure of educative, audiovisual media in TV Escola is analyzed, in this research, based on the studies of Michel Foucault and other researchers on truth constitution, placed among power-knowledge and government relationships. Our main goal is to identify the procedures of the constitution of the truth and its possible conexion with the power-knowledge and some specific governmentality. Information Technology and Communication Technology have obtained multiple relations as pedagogical practices have been developed recently, becoming different means to teaching and continuing education. Educative audiovisual media is one of these means. In order to contextualize it, a brief history of the educative audiovisual means was made and, then, TV Escola production was analyzed under some of Foucault’s principles on truth constitution, which are the following: the relation with economics and politics, the encouragement to the consumption of successful models, the census with the controlling sets and the social conflict, and the construction of the confirmation of scientifical practices application. The confirmation of the principles uses and the indication of the possible effects and paths for the continuity of this research conclude this dissertation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/11/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Verdade e falsidade | - |
Título: dc.title | Produção da verdade na mídia educativa brasileira para a produção do governo de si, dos outros e de estado. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: