Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luisa Rauter | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luisa Rauter | - |
Autor(es): dc.contributor | Sá, Patrícia Teixeira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Miriam Hermeto de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Leticia Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1012339 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação analisa as narrativas sobre o período de Redemocratização brasileira presentes em livros didáticos produzidos entre 1985 e 1995, articulando-as à História do Tempo Presente. O estudo investiga como esse período histórico influenciou as narrativas presentes nos livros didáticos produzidos no contexto imediato dos acontecimentos, além das construções didáticas e pedagógicas do ensino de História, levando em consideração seus aspectos metodológicos, historiográficos, discursivos e temporais. A pesquisa parte de debates sobre os movimentos sociais brasileiros e a crescente relevância da História do Tempo Presente no campo historiográfico, situando os livros didáticos como fontes essenciais para compreender as narrativas produzidas e representadas no ensino. Para isso, foram analisados dezesseis livros didáticos de História encontrados na Biblioteca Municipal de Ouro Preto, a partir dos quais se adotaram três perspectivas analíticas: a delimitação das fronteiras temporais e a percepção do tempo histórico; a caracterização da abertura democrática e das Diretas Já; o uso de metáforas e conceitos e os objetivos pedagógicos presentes nos materiais. Ao explorar essas narrativas, a dissertação busca evidenciar sua relevância política, epistêmica e pedagógica, considerando os livros didáticos como ferramentas de produção de conhecimento histórico e sensibilidades, essenciais para tematizar um passado coletivo e suas implicações na memória e na educação. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzes the narratives about the Brazilian Redemocratization period present in textbooks produced between 1985 and 1995, linking them to the History of the Present Time. The study investigates how this historical period influenced the narratives in textbooks produced in the immediate context of the events, as well as the didactic and pedagogical constructions of History teaching, considering their methodological, historiographical, discursive, and temporal aspects. The research draws from debates on Brazilian social movements and the growing relevance of History of the Present Time in the historiographical field, positioning textbooks as essential sources for understanding the narratives produced and represented in teaching. For this purpose, sixteen History textbooks found in the Municipal Library of Ouro Preto were analyzed, adopting three analytical perspectives: the delimitation of temporal boundaries and the perception of historical time; the characterization of the democratic opening and the Diretas Já movement; the use of metaphors and concepts, and the pedagogical objectives present in the materials. By exploring these narratives, the dissertation aims to highlight their political, epistemic, and pedagogical relevance, considering textbooks as tools for the production of historical knowledge and sensitivities, essential | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/05/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória - educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Título: dc.title | História do tempo presente nos livros didáticos : a campanha das Diretas Já (1985 - 1995). | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: